Domingo, 21 de Junho de 2026
23°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Congresso celebrará 20 anos do Samu em sessão solene

Os 20 anos de criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão celebrados pelo Congresso Nacional na segunda-feira (3), a partir de...

29/05/2024 às 09h53
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Atuação do Samu durante a pandemia de covid-19 foi ressaltada por Humberto Costa e Janaína Freitas - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Atuação do Samu durante a pandemia de covid-19 foi ressaltada por Humberto Costa e Janaína Freitas - Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Os 20 anos de criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão celebrados pelo Congresso Nacional na segunda-feira (3), a partir de 10h. O requerimento para a sessão solene foi apresentado pelos senadores Humberto Costa (PT-PE) e Janaína Farias (PT-CE), juntamente com o deputado federal Jorge Solla (PT-BA). Gratuito, o Samu provê atendimento médico de emergência à população, a partir de pedido feito por telefone, pelo número 192.

Eles destacam que os profissionais do Samu prestam um serviço "valioso e indispensável" a quem necessita de socorro médico. Eles ressaltaram, em especial, o trabalho singular realizado pelas equipes do Samu durante a pandemia de covid-19. "A singela homenagem [...] é mais do que justa diante da enorme relevância do trabalho realizado pelos profissionais que, enfrentando inúmeros obstáculos, oferecem um serviço de qualidade ao povo brasileiro", afirmam os parlamentares.

Histórico

O Samu foi criado no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto 5.055, de 27 de abril de 2004 . Assinado por Lula e pelo então ministro da Saúde, Humberto Costa, o Samu é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e integra a Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências.

Segundo explica o Ministério da Saúde, o atendimento pré-hospitalar móvel em situações de urgência é caracterizado pela resposta rápida à vítima após um incidente que afete sua saúde, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica. Este tipo de atendimento evita o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando o óbito, por meio de atendimento e/ou transporte adequados.

192

O serviço é gratuito, acessado pelo número "192", funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo orientações e enviando veículos tripulados por equipes capacitadas, acionadas por uma Central de Regulação das Urgências.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Samu opera em quase 4 mil municípios, cobrindo mais de 80% da população.

Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Guilherme Oliveira

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
27°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 31°

29° Sensação
0.69km/h Vento
72% Umidade
100% (1.39mm) Chance de chuva
07h03 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Seg 30° 23°
Ter 32° 23°
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 30° 23°
Atualizado às 20h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 348,482,69 +1,10%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade