
Referência em lazer, esporte, cultura e educação no Pará, o Parque da Cidade completa um ano de funcionamento neste sábado (27), consolidando-se como um dos principais espaços públicos do Estado. Um dos grandes legados da Conferência do Clima de Belém, a COP30, a área é uma das obras estruturantes que ajudam a reordenar o novo urbanismo da Grande Belém. Reconhecido como patrimônio cultural de natureza material e imaterial do Pará, o parque já recebe, em média, 5,8 mil visitantes por dia, e já sediou grandes eventos de relevância estadual, nacional e internacional.
O espaço reúne áreas voltadas ao esporte, convivência, gastronomia, educação e cultura, ampliando o acesso da população a atividades gratuitas e fortalecendo a ocupação qualificada dos espaços públicos.
“O Parque da Cidade é um espaço que foi abraçado pela população de Belém. É um dos maiores legados da COP30, mas não apenas pela área moderna, e com tantas opções de lazer e de convívio, aberto a todos de Belém e a visitantes da capital. O Parque da Cidade é um legado para todos os paraenses porque também é espaço que segue abrigando ações e debates relacionados ao nosso futuro, ao futuro da Amazônia, com educação, formação para o empreendedorismo na economia verde, respeito ao meio ambiente e um novo olhar das cidades para os desafios do clima”, ressalta a governadora do Pará, Hana Ghassan.
O secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, destacou que o Parque da Cidade vem se consolidando como um ambiente voltado à formação e ao desenvolvimento de diferentes públicos.
"Acredito que o maior legado é o uso desse equipamento para a educação, tendo em vista que hoje o parque abriga a Escola de Empreendedorismo e o Centro Gastronômico, com a participação de alunos da Universidade do Estado do Pará. Muitas escolas têm utilizado o parque para atividades extracurriculares, e esperamos que essa tendência cresça cada vez mais", afirmou.
Educação e formação
Em maio deste ano, o governo do Estado lançou, no Parque da Cidade, a Escola de Empreendedorismo, iniciativa voltada à formação de estudantes da rede pública estadual em empreendedorismo, inovação e protagonismo juvenil. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará).
A iniciativa promove oficinas temáticas com foco na aprendizagem prática, estimulando os estudantes a desenvolver soluções criativas para desafios reais.
Para o secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, o ambiente contribui para potencializar o aprendizado. "Levar a Escola de Empreendedorismo para o Parque da Cidade tem um significado muito especial, porque estamos ocupando um espaço público moderno, pensado para a convivência, a inovação e o desenvolvimento de talentos. É um ambiente onde nossos estudantes têm a oportunidade de aprender na prática, trocar experiências e ampliar sua visão de futuro, fortalecendo o protagonismo juvenil e preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho e das profissões do futuro", destacou.
O Centro Gastronômico, administrado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), também integra as ações de formação desenvolvidas no espaço.
Segundo o diretor do Polo Gastronômico da Uepa, Diego Aires, o equipamento amplia as experiências práticas dos estudantes. "Esse espaço permite que as atividades acadêmicas ocorram em um ambiente diretamente conectado à realidade profissional, cultural e produtiva da gastronomia. Os alunos vivenciam práticas relacionadas à cozinha, organização de serviços, desenvolvimento de produtos, estudo dos ingredientes amazônicos e da cultura alimentar regional, fortalecendo a integração entre teoria e prática", explicou.
Esporte, cultura e lazer
Ao longo do primeiro ano de funcionamento, o Parque da Cidade recebeu uma programação diversificada, incluindo as Colônias de Férias, a Copa COP30 de Muay Thai, o Encontro Geek, Natal Encantado, Carnaval, programação de Páscoa, Circuito Paraense de Skate Street, Campeonato Paraense e Torneio Estadual de Ginástica Rítmica, Jogos Estudantis do Pará (JEPs) e transmissões dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, entre outras atividades.
A atleta Clara Nobre, integrante do Centro de Ginástica do Pará (CGPará), destacou a importância do espaço para o fortalecimento da modalidade. "O espaço é muito bem estruturado e tem uma energia maravilhosa. Somos gratas pela oportunidade de competir aqui. Esse incentivo é importante porque amplia a visibilidade da ginástica e aproxima o público da modalidade", afirmou.
Nova edição da Colônia de Férias
Entre os dias 1º e 30 de julho, o Parque da Cidade receberá a segunda edição da Colônia de Férias promovida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A programação ocorrerá de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 15h às 19h.
Nos finais de semana, serão promovidas atividades especiais, como aulões e demonstrações esportivas em parceria com federações de diversas modalidades. A expectativa é atender, em média, 1,8 mil participantes por dia.
Mín. 23° Máx. 32°