Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Rogério Carvalho elogia Pé-de-Meia e frisa importância do investimento público

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (24), chamou a atenção para o equilíbrio dos gastos públicos. ...

24/04/2024 às 16h39
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
- Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (24), chamou a atenção para o equilíbrio dos gastos públicos. De acordo com o senador, há uma tentativa de confundir a opinião pública em relação aos gastos públicos, fazendo parecer que são desperdícios.

— Despesas correntes ou custeio nem sempre querem dizer despesa ou algo que vai ser jogado fora, algo que está sendo desperdiçado, que é o que a pauta política, de certa maneira, faz parecer para a opinião pública. Fazer investimento, ou o que se aplica na saúde, não é jogar dinheiro fora. O que se aplica na educação não é dinheiro jogado fora. O que se aplica em várias áreas não é dinheiro jogado fora, apesar de ser considerado custeio; mas, na prática, é um investimento em gente, em seres humanos, em vida, em vida com qualidade — disse.

O senador também destacou o Programa Pé-de-Meia, que oferece incentivo financeiro para jovens de baixa renda permanecerem matriculados e concluírem o ensino médio. Os estudantes inscritos no Pé-de-Meia vão receber uma bolsa mensal de R$ 200, além de uma poupança, como estímulo à continuidade dos estudos.

— Um programa que pode romper o círculo vicioso que perpetua a desigualdade social no Brasil, que vai combater a pobreza, que vai desestimular a evasão escolar e promover a igualdade de oportunidades, utilizando pouquíssimos recursos públicos, se considerarmos o retorno propiciado, ao fim e ao cabo terá seus recursos classificados como despesas correntes. E assim, lançado à vala comum das despesas públicas, causadoras de déficits e, portanto, obstáculos ao crescimento econômico do país, quando o que faz é justamente o contrário — afirmou.

Rogério Carvalho defendeu que, apesar de ser classificado como despesa, o programa é um investimento inteligente e responsável no futuro do país, pois pode combater a desigualdade social e promover o crescimento econômico.

— Com ações como o Programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, comandado pelo ministro Camilo Santana, a quem parabenizo, é que o presidente Lula busca resolver, de forma sistêmica, complexos problemas do nosso povo — declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
30°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 31°

33° Sensação
1.51km/h Vento
63% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 13h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,92%
Euro
R$ 5,90 +0,48%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,820,26 -2,94%
Ibovespa
171,432,34 pts 0.62%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade