Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Plínio celebra licenciamento ambiental para exploração de potássio no Amazonas

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (9), comemorou a decisão do Instituto de Proteção Ambiental do ...

09/04/2024 às 17h41
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
- Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (9), comemorou a decisão do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas em conceder licenciamento para a exploração de potássio no município de Autazes. O senador enfatizou que a decisão aproxima o Brasil da autossuficiência na fabricação de fertilizantes.

— Só de potássio, vai produzir 25% do que o Brasil precisa e que importa do Canadá, da Ucrânia. [O Brasil] importa 100% do que precisa. A empresa já investiu R$ 1 bilhão no projeto e planeja investir mais R$ 13 bilhões — disse.

Plínio Valério defendeu que a exploração responsável dos recursos naturais da Amazônia vai impulsionar o desenvolvimento da região, que enfrenta altos índices de pobreza e migração para áreas urbanas. Segundo o parlamentar, a expectativa é uma exploração de longo prazo, com previsão de 23 anos de atividade na região. Ele destacou que a iniciativa trará impactos positivos no mercado de trabalho, com a criação de mais de 1,3 mil empregos diretos e 16 mil indiretos, o que deve mudar a realidade local.

O senador alertou para a ação de "falsos ambientalistas", que, segundo ele, têm histórico de obstruir o desenvolvimento do país em prol de interesses próprios. Ele também criticou a exploração de recursos naturais por outros países, enquanto "dificultam" o acesso dos brasileiros aos benefícios.

— Esses minerais todos não podemos explorar, nem sequer o potássio podemos explorar, mas a Noruega, que abastece o Fundo Amazônia com dinheiro, explora o petróleo deles lá e o nosso alumínio aqui, em Belém do Pará. A Alemanha, que abastece o Fundo Amazônia, que nos fiscaliza de perto, com as suas ONGs, não nos deixando explorar riquezas minerais, está explorando o seu carvão. Com o Canadá, é a mesma coisa. E os falsos brasileiros, a serviço dos governos internacionais, não nos permitem sequer explorar o nosso petróleo — enfatizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
27°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 31°

29° Sensação
1.63km/h Vento
74% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 19h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,83%
Euro
R$ 5,90 +0,41%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,570,98 -2,64%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade