Sexta, 26 de Junho de 2026
23°C 32°C
Manaus, AM
Publicidade

Conferência internacional discutiu no Senado a modernização dos Parlamentos

O Senado sediou uma conferência internacional, o LegisTech, nos últimos dias 13 e 14, para debater a transformação digital no Legislativo. O evento...

17/04/2023 às 14h25
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
LegisTech: a diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Érica Ceolin, participou do painel "Parlamentos inteligentes, democracia baseada em dados" - Roque de Sá/Agência Senado
LegisTech: a diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado, Érica Ceolin, participou do painel "Parlamentos inteligentes, democracia baseada em dados" - Roque de Sá/Agência Senado
O Senado sediou uma conferência internacional, o LegisTech, nos últimos dias 13 e 14, para debater a transformação digital no Legislativo. O evento teve objetivo de promover a troca de informações sobre o tema entre representantes de parlamentos de diversos países. A conferência contou com representantes de parlamentos das Américas, Caribe e África.  Essa foi a primeira edição do Legistech realizada presencialmente desde 2020, quando foi decretado estado de calamidade em razão da pandemia global de covid-19. Em 2021 e 2022, as conferências aconteceram em formato on-line, e também tiveram representantes do Senado. O evento é anualmente organizado pela plataforma Bússola-tech e trata da modernização e da transformação digital do Poder Legislativo.  Diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom), Érica Ceolin ressaltou a "sensação de vitória" pela realização do evento de forma presencial, após três anos de restrições devido à pandemia. Participante do painel Parlamentos inteligentes, democracia baseada em dados, ela diz que os parlamentos devem buscar integração para acompanhar a evolução tecnológica. — É muito importante, depois de um período de isolamento, podermos nos encontrar para reatar as relações que fazem diferença para a diplomacia parlamentar. Falamos da modernização do Parlamento, que gera uma discussão importante. Esse tipo de evento acompanha o mundo e os parlamentos não podem se ausentar — diz. Diretor-executivo de gestão do Senado, Marcio Tancredi exaltou a troca de experiências como elemento principal dos dois dias de evento. — O LegisTech vem se firmando como um fórum muito interessante, especialmente nos temas que envolvem a tecnologia e suas aplicações nas casas legislativas. Esta versão das américas apresenta uma excelente pauta de debates e mobilizou diversos parlamentos, não somente dos nossos vizinhos sul-americanos, mas também da América do Norte e Central, do Caribe, da África e de assembleias legislativas brasileiras — afirmou. Participaram dos debates os servidores do Senado Pedro Mascarenhas, diretor de Educação e Cultura do Sindilegis; Marcio Tancredi, diretor-executivo de gestão do Senado; Flávio Heringer, do Prodasen; Luis Fernando Pires Machado, do ILB; Danilo Aguiar, da Consultoria Legislativa (Conleg); Érica Ceolin, diretora da Secretaria de Comunicação (Secom); e Victor Marcel, da Assessoria Técnico-Legislativa (ATLSGM); Alisson Queiroz, coordenador do e-Cidadania; e Marcos Machado Melo, diretor da Secretaria de Comissões (Scom).
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
24°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

25° Sensação
0.95km/h Vento
88% Umidade
20% (0mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h01 Pôr do sol
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Seg 31° 23°
Ter 31° 23°
Qua 32° 23°
Atualizado às 00h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,574,69 +0,47%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade