Sexta, 26 de Junho de 2026
23°C 32°C
Manaus, AM
Publicidade

Laércio destaca projeto que prevê políticas para gás natural

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) destacou, em pronunciamento nessa terça-feira (7), proposta apresentada por ele que cria o programa de estímulo ...

08/03/2023 às 10h30
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) destacou, em pronunciamento nessa terça-feira (7), proposta apresentada por ele que cria o programa de estímulo ao escoamento e à comercialização de gás natural (Pró-Escoar). Segundo o parlamentar, o PL 956/2023 permitirá o aumento da produção de gás natural no país e tornará o mercado interno mais competitivo.

— Temos condições hoje de alcançar a autossuficiência na produção do gás natural no Brasil. Basta pensarmos, por exemplo, no aumento da produção de gás natural que virá associado à exploração do petróleo na região do pré-sal — afirmou.

O senador ressaltou que o programa criará condições para que, em um futuro próximo, o Brasil passe de importador a exportador de gás natural para o mundo todo. Ele também observou que o gás natural é insumo básico para a indústria e sua exploração vai contribuir com o crescimento econômico do país. “Ao mesmo tempo, é um combustível central no processo de transição energética, tendo em vista sua capacidade de substituir fontes de energia mais poluentes e acelerar a redução das emissões de carbono”, destacou.

Laércio também observou que Sergipe vive um momento de expectativa em relação ao futuro, já que a partir de 2026 "terá uma enorme produção de gás natural com a chegada de 20 milhões de metros cúbicos por dia de gás canalizado no mar, num gasoduto com cerca de 100 quilômetros de extensão nas águas e com mais 25 quilômetros em terra, prospectando a quase 2 mil metros de profundidade". Ele explicou que, com isso, o estado será responsável por 20% da produção nacional de gás, atraindo novas indústrias e gerando empregos e renda para a população.

— Todos nós convergimos na crença de que o aproveitamento do gás natural produzido no Brasil deve ser uma prioridade para o Brasil. Nesse sentido, quero lembrar que o estado de Sergipe e o estado do Rio de Janeiro têm muito a contribuir na produção e no escoamento do gás natural, com os investimentos nesse setor viabilizados a partir da nova Lei do Gás [Lei 14.134, de 2021], que relatei na Câmara dos Deputados ­— concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

24° Sensação
0.87km/h Vento
92% Umidade
20% (0mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h01 Pôr do sol
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Seg 31° 23°
Ter 31° 23°
Qua 32° 23°
Atualizado às 07h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 325,930,87 -0,34%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade