Domingo, 21 de Junho de 2026
23°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Programa +RespirAR realiza Roda de Conversa com pacientes sobre o ‘Janeiro Branco’

O evento faz parte do cronograma de atividades do +RespirAR, que visa a participação dos pacientes que estão no processo de reabilitação.

27/01/2023 às 19h05
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

A atividade contribui para o desenvolvimento no tratamento dos pacientes pós-Covid-19

O mês de janeiro é marcado pela campanha “Janeiro Branco” e chama a atenção para o tema da saúde mental. Pensando sobre o assunto, o Governo do Amazonas, por meio daFundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), realizou uma roda de conversa com integrantes doPrograma +RespirAR, para o desenvolvimento no tratamento dos pacientes pós-Covid-19, no núcleo da Vila Olímpica de Manaus.

“São mais de 30 mil amazonenses que receberam alta por meio do +RespirAR, sabemos da responsabilidade que temos com a população amazonense. Com isso, nossa missão é promover, cada vez mais, ações como essas para que o processo de reabilitação dos pacientes seja no corpo e na mente”, ressaltou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

O evento faz parte do cronograma de atividades do +RespirAR, que visa a participação dos pacientes que estão no processo de reabilitação. O encontro contou com momento de interação entre professores e alunos, onde puderam compartilhar situações do dia a dia.

“Além da ação de conscientização essa roda de conversa foi também para desmistificar alguns mitos e verdades sobre a saúde mental. E, principalmente, enfatizar que os cuidados devem ser durante o ano todo. Nessa ação de hoje os pacientes puderam entender e compreender das suas emoções”, comentou Themis Bessa, psicóloga que atua no projeto.

Dados do +RespirAR revelam que mais 50% dos pacientes que se tratam no programa chegam com a saúde mental afetada. Entre os sintomas estão o estresse, ansiedade, angústia, preocupações e nervosismo.

“Esse assunto abordado foi muito importante, até mesmo para nosso processo de tratamento. Eu mesma cheguei aqui no RespirAR sem expectativas de vida, tinha dificuldades para dormir, me sentia fraca e hoje aprendi que os cuidados com a nossa mente começam desde uma boa alimentação, nosso repouso e atividade física, tudo isso influencia para saúde mental e bem estar”, ressaltou a paciente Carlota Santiago, de 62 anos.

Com reconhecimento internacional com a visita da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa +RespirAR une fisioterapia e atividade física como ferramenta para a melhoria da saúde pública, proporcionando atendimentos para pacientes que se recuperam das sequelas da Covid-19, muitos desses com sequelas neurológicas.

FOTOS: Rudson Renan /Faar

MATERIAL EM VÍDEO
Conteúdo: Sonora Themis Bessa, psicóloga; Sonora Carlota Santiago, paciente do +RespirAR
Link:https://we.tl/t-tlSiiquj2I

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
25°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 31°

26° Sensação
1.6km/h Vento
82% Umidade
100% (1.39mm) Chance de chuva
07h03 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Seg 30° 23°
Ter 32° 23°
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 30° 23°
Atualizado às 22h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 348,724,58 +1,17%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade