Segunda, 22 de Junho de 2026
23°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Secretário de Saúde do Amazonas discute políticas públicas em Brasília

Entre os assuntos discutidos está a revisão de uma Portaria de Consolidação, que trata da habilitação de UTIs em regiões de difícil acesso.

25/01/2023 às 15h45
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Entre os assuntos discutidos está a revisão de uma Portaria de Consolidação, que trata da habilitação de UTIs em regiões de difícil acesso

Nesta quarta-feira (25/01), oSecretário de Estado de Saúde do Amazonas, Dr. Anoar Samad, participa, em Brasília, da 1ª Assembleia doConselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)de 2023. Participarão do evento a ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade, a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross, o presidente do Conselho, Cipriano Maia de Vasconcelos e demais secretários nacionais e estaduais de Saúde.

Acompanhado do secretário executivo daSecretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Jani Kenta Iwata, o gestor levantou a discussão sobre políticas públicas em saúde, considerando a dimensão territorial do Amazonas e suas complexidades logísticas.

Entre as pautas, que serão discutidas em Brasília, está a revisão de uma Portaria de Consolidação, que trata da habilitação de UTIs em regiões de difícil acesso, em especial na região Norte.

“Estamos pleiteando a implantação de 30 leitos de UTI no interior do Estado do Amazonas, bem como o indicativo de ampliar esses leitos, com solicitações de estudo técnico para a oferta de telemedicina e tele laudo na assistência em UTI”, disse Anoar Samad.

Em 2022, o Amazonas avançou na efetivação da política de saúde regional, em especial no atendimento da rede de urgência e emergência com a implantação de 30 leitos totais de UTI adulto tipo II nos municípios de Parintins, Tabatinga e Tefé e cinco leitos de UTI neonatal tipo II no município de Parintins, os quais atualmente estão em pleno funcionamento.

“Estou em Brasília, na Assembleia do CONASS, discutindo políticas públicas em saúde, sobretudo expondo as dificuldades em se fazer saúde em um Estado continental como o nosso Amazonas. À tarde, teremos uma reunião com o Ministério da Saúde para tratar de outras questões. Vamos em frente lutando sempre pelo nosso Amazonas”, disse o secretário.

O evento reúne gestores de todo o país para articulação e discussões de agendas com foco no fortalecimento e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), além de discutir temas estratégicos para a saúde pública de todos os estados brasileiros.

CONASS

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), fundado em 3 de fevereiro de 1982, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público, e que congrega os secretários e seus substitutos legais – gestores oficiais das secretarias de estado de Saúde.

É missão do CONASS promover a articulação e a representação política da gestão estadual do SUS, proporcionando apoio técnico às secretarias estaduais de Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
24°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

25° Sensação
1.14km/h Vento
83% Umidade
100% (2.05mm) Chance de chuva
07h03 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Ter 31° 23°
Qua 32° 22°
Qui 31° 23°
Sex 32° 23°
Sáb 30° 23°
Atualizado às 00h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 349,049,93 +1,27%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade