Segunda, 22 de Junho de 2026
23°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Estado e municípios se reúnem para tratar das principais demandas em saúde da população

Com o objetivo de fortalecer a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado e ouvir as principais demandas de cada município, a Secretar...

20/01/2023 às 18h55
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Com o objetivo de fortalecer a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado e ouvir as principais demandas de cada município, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), participou na tarde desta quinta-feira, 19, da primeira reunião do ano do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Acre (Cosems), em Rio Branco.

Reunião foi realizada no auditório da Associação dos Municípios do Acre, em Rio Branco. Foto: Odair Leal/Sesacre
Reunião foi realizada no auditório da Associação dos Municípios do Acre, em Rio Branco. Foto: Odair Leal/Sesacre

Participaram os representantes municipais das regionais do Alto e Baixo Acre e do Juruá. A assistência às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), os serviços em saúde mental e o transporte intermunicipal de pacientes, foram alguns dos principais assuntos em pauta.

De acordo com o presidente do Cosems e secretário Municipal de Saúde de Acrelândia, Vitor Martineli, a atuação dos secretários nessas reuniões é importante para a exposição dos problemas e solicitações de cada município.

Participaram os representantes municipais das regionais do Alto e Baixo Acre e do Juruá. Foto: Odair Leal/Sesacre
Participaram os representantes municipais das regionais do Alto e Baixo Acre e do Juruá. Foto: Odair Leal/Sesacre

“A finalidade é estreitar os laços entre o estado e os municípios e realizar as pactuações necessárias para melhorar a saúde pública. Agradecemos a secretaria estadual de saúde pela participação e tenho certeza que essa união beneficiará diretamente a população”, disse.

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Pedro Pascoal, fortalecer as regionais, oferecendo estrutura para que possam trabalhar de forma mais independente do estado é o ponto de partida dessa gestão. E, com isso, tentar solucionar as principais demandas em saúde dos municípios.

De acordo com o secretário, Pedro Pascoal. fortalecer as regionais é o ponto de partida dessa gestão. Foto: Odair Leal/Sesacre
De acordo com o secretário, Pedro Pascoal. fortalecer as regionais é o ponto de partida dessa gestão. Foto: Odair Leal/Sesacre

“A nossa responsabilidade é grande quanto a média e alta complexidade, mas entendemos a nossa corresponsabilidade com a atenção básica. Não podemos limitar o paciente às divisões geográficas, ele é de todos nós. Agora, pontuando as responsabilidades de cada um, estado e município, fica mais fácil trabalhar. O objetivo é esse fortalecer a rede, pensando sempre no usuário”, declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
24°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

25° Sensação
1.14km/h Vento
83% Umidade
100% (2.05mm) Chance de chuva
07h03 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Ter 31° 23°
Qua 32° 22°
Qui 31° 23°
Sex 32° 23°
Sáb 30° 23°
Atualizado às 00h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 349,049,93 +1,27%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade