Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Mesmo não sendo obrigada, idosa faz questão de votar

Idosa faz parte dos 3.540.895 eleitores em SP com mais de 70 anos

02/10/2022 às 13h00
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Agência Brasil
© Agência Brasil

Ao menos 10,21% (3.540.895) dos eleitores do estado de São Paulo têm mais de 70 anos de idade, motivo pelo qual o voto é facultativo. Mesmo assim, a aposentada de 74 anos, Valdomira Pereira Amorim, disse que apesar de não ser mais obrigada a votar e estar passando por problemas de saúde, fez questão de sair de casa para "ajudar o Brasil".

"Tem gente que fala que não precisa, mas eu venho, porque é muito importante exercer esse direito. Eu espero que as coisas melhorem, porque vejo crianças na rua, em barracos com as mães, passando fome, isso não é justo. Eu espero justiça social, que a segurança e a saúde melhorem e que não haja corrupção", disse.

Em todo o estado, o total de eleitores é de 34.667.793 , que exercerão seu direito de voto em 10.853 locais de votação e 101.628 seções. Na capital paulista são 9.314.259 eleitores aptos a votar em uma das 26.356 seções eleitorais divididas em 2.049 locais de votação.

Para o gerente de pesquisa e desenvolvimento Angel Ortiz, 52 anos de idade, “a polarização é uma pena porque está levando provavelmente um dos candidatos que já estiveram no poder a vencer novamente”. Ele disse não acreditar em grandes mudanças na próxima gestão.

"Mas espero que o presidente possa trabalhar melhor questões de segurança publica, que hoje é um grande problema nos grandes centros, o desemprego, que precisa melhorar muito ainda, e fortalecer a política internacional, que nesse governo deixou muito a desejar", disse Ortiz.

O zootecnista Vitor Vernizzi, de 33 anos de idade, disse ser difícil sair do clichê de considerar necessárias melhorias na educação, e espera que haja um melhor gerenciamento dos recursos e ações do que o ocorrido nos últimos 3 anos com a pandemia. "Também espero que sejamos vistos com mais respeito fora do país", disse.

O engenheiro André Sigora, de 29 anos, resumiu seus desejos para o novo mandato de presidente da República, cobrando que o Brasil precisa de um governo que valorize a ciência, o meio ambiente, a educação, a tecnologia e a diversidade. "O Brasil precisa gerar emprego e cuidar da saúde das pessoas", disse depois de votar em uma seção eleitoral da Zona Oeste da cidade.

Aos 18 anos de idade, o estudante Lorenzo Moedim Esperante Gomes entende que todo brasileiro está muito preocupado com as questões ambientais, por isso ele espera grandes mudanças na gestão dos biomas, florestas e do Nordeste devido aos problemas causados pela seca. "Espero que o Brasil tenha uma boa relação internacional com os países, e que não deixe que usem nossos recursos naturais", disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
25°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 31°

26° Sensação
1.04km/h Vento
87% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 09h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,80%
Euro
R$ 5,90 +0,41%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 340,853,78 -3,38%
Ibovespa
170,370,38 pts 1.21%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade