Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

SES-AM reduz tempo de intervalo para aplicação de dose de reforço da vacina contra Covid-19 no Amazonas

07/12/2021 às 21h20
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

População a partir de 18 anos que tomou a segunda dose há pelo menos quatro meses pode receber a dose de reforço

O secretário de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, anunciou, nesta terça-feira (07/12), a redução de cinco para quatro meses do intervalo mínimo de aplicação da dose de reforço (terceira dose) à população maior de 18 anos a partir de quarta-feira (08/12). A informação foi dada durante coletiva de imprensa, ocasião em que também anunciou a chegada de nova remessa da vacina da Janssen na quinta-feira (09/12), para aplicação da segunda dose.

A redução do intervalo de aplicação da dose de reforço é válida para quem tomou a sua segunda dose há, pelo menos, quatro meses de qualquer um dos imunizantes. “Estamos reduzindo o tempo necessário para a dose de reforço. A partir de amanhã (08/12), quem tomou a sua segunda dose em um período superior há quatro meses já deve fazer a sua dose de reforço”, orientou o secretário.

O titular da SES-AM também explicou que a aplicação da segunda dose da Janssen deve ser realizada dois meses após a aplicação da primeira dose e que isto deve iniciar, de forma escalonada, a partir da chegada de novas doses do imunizante. O Ministério da Saúde (MS) sinalizou que vai entregar nova remessa na quinta-feira (09/12).

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, afirmou que o Estado deve receber um quantitativo de 12 mil doses da Janssen destinadas apenas à aplicação da dose de reforço, priorizando a população que recebeu a primeira dose em Manaus e nos municípios da região de fronteira do estado.

“Estamos recebendo remessas e não são para atender todo o público do Amazonas. É a segunda dose, mas inicialmente será priorizado, porque iniciamos com a dose única na capital Manaus. Estaremos priorizando a capital Manaus e a região de fronteira no Amazonas”, informou Tatyana Amorim.

Estratégia – A partir desta quarta-feira (08/12), o Governo do Amazonas, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e prefeituras, realiza uma ação para intensificar a vacinação contra a Covid-19 em todos os 62 municípios do estado.

Em Manaus, será instalada a Carreta da Vacinação, que ficará na Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), no Centro, funcionando das 9h às 16h. O novo posto itinerante de vacinação inicia o funcionamento amanhã (08/12) e segue até o dia 23 de dezembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
29°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

33° Sensação
1.62km/h Vento
69% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 14h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,26%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,676,92 -2,05%
Ibovespa
172,092,69 pts 0.93%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade