Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Amazonas vai suspender vacinação contra febre aftosa em 2022

08/10/2021 às 20h25
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Estado decide suspender vacinação contra febre aftosa em novembro de 2022 para pleitear status sanitário em todo o território

O Estado do Amazonas vai suspender a vacinação contra febre aftosa em novembro de 2022, nos 49 municípios onde a imunização ainda ocorre. Com isso, será possível pleitear para essas cidades o status sanitário nacional “livre de febre aftosa sem vacinação” em 2023, e o reconhecimento internacional desse status junto à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) em 2024, antecipando em dois anos o cronograma previsto no Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo, a suspensão da vacinação a partir de 2022 será um importante passo rumo ao status sanitário unificado no Amazonas.

“Estamos buscando antecipar a conquista desse status sanitário unificado no estado, que certamente abrirá muitas oportunidades para o setor agropecuário, como ampliação de mercado, refletindo na geração de empregos no campo e desenvolvimento para o Amazonas”, destacou.

As conquistas sanitárias viabilizam a criação de novas agroindústrias de produtos de origem animal, estimulam a realização de eventos agropecuários (feiras agropecuárias, leilões etc.), promovendo a geração de emprego e renda no interior do estado.

Atualmente, 13 municípios do sul do Amazonas, que integram o Bloco I do Pnefa, têm o status sanitário “livre de febre aftosa sem vacinação”. A suspensão da vacina será feita pelo Amazonas em conjunto com Pará, Roraima e Amapá. A decisão foi tomada por representantes dos quatro estados na reunião da Comissão de Coordenação dos Grupos Gestores (CCGE) do Bloco II do Pnefa, que ocorreu de forma virtual na quinta-feira (07/10).

A decisão de retirar a vacinação a partir de 2022 atende um pleito do setor produtivo do Amazonas, conforme afirma o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço.

“Precisamos ter um único status para todo o território, temos convicção que nosso serviço de defesa agropecuária está maduro. No Amazonas estamos fazendo a tarefa de casa, vamos buscar a retirada da vacina juntamente com nossos irmãos de outros estados e avançar juntos”, disse o gestor durante a reunião.

Avanços

O diretor do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Mapa, Geraldo Moraes, esteve em Manaus na quarta-feira (06/10) para acompanhar a reunião da CCGE, quando constatou o aprimoramento e evolução do Serviço Veterinário Oficial (SVO) no Amazonas, o fortalecimento de medidas de prevenção e redução das vulnerabilidades, as parcerias público-privadas e a contribuição do Amazonas para tornar o Brasil livre de febre aftosa sem vacinação.

Participaram da reunião o superintendente federal da Agricultura no Amazonas (SFA/AM), Guilherme Pessoa; e o auditor federal agropecuário da SFA/AM, Raphael Mattoso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
27°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

30° Sensação
1.36km/h Vento
83% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 17h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,33%
Euro
R$ 5,88 -0,16%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 326,441,16 -2,04%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade