Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Trânsito: Novo retorno da Ponte Ana Miranda funcionará a partir desta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, 20, o novo retorno da ponte Ana Miranda, sobre o Rio Itacaiúnas, já estará funcionando no sentido Nova Marabá para o b...

19/11/2025 às 23h06
Por: Adão Gomes Fonte: Prefeitura de Marabá - PA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

A partir desta quinta-feira, 20, o novo retorno da ponte Ana Miranda, sobre o Rio Itacaiúnas, já estará funcionando no sentido Nova Marabá para o bairro Belo Horizonte. O novo acesso visa melhorar o fluxo de veículos e garantir mais segurança aos motoristas que utilizam a via.

O retorno, de responsabilidade da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) foi construído entre o Hotel Inácio’s e a Loja de móveis Jacaúna, com uma rotatória semelhante à que existe em frente a Autopeças Paulista e permitirá que motoristas retornem para acessar a ponte. O local já está totalmente sinalizado, com as marcações horizontais.

O engenheiro da Sevop, Saulo Almeida, informa que foram removidos aproximadamente 15 metros das barreiras de proteção e realizada a pavimentação da área. Com isso, o acesso ao retorno foi liberado, permitindo a travessia entre as pistas.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Saulo Almeida, engenheiro da Sevop

“Este retorno contará com quatro faixas, tanto na pista da direita quanto na da esquerda, visando otimizar o fluxo de veículos e facilitar o acesso à Ponte Ana Miranda. Hoje, nossa equipe de tapa-buracos trabalhou em conjunto com a equipe de transporte da Sevop para remover as barreiras de proteção que delimitavam a divisão da pista”.

Sérgio Ferreira, coordenador de sinalização do DMTU, esclarece que o retorno irá funcionar da mesma forma que os outros, com a diferença que não terá o canteiro central.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Sérgio Ferreira, coordenador de sinalização do DMTU

“O retorno será igual aos outros, com faixa de aceleração, desaceleração. Os motoristas não vão estranhar muito. Do mesmo jeito que é feito nos outros, será feito lá também. E a partir desta quinta-feira já estará liberado para o pessoal usar”.

Saiba mais

As obras começaram no mês de abril, com a limpeza da área, o reforço do solo com pedras, duas camadas de aterro com argila. Em junho, a equipe também realizou a instalação do sistema de drenagem que vai ajudar no escoamento da água e evitar problemas futuros, sendo fundamental para garantir a durabilidade da estrutura. Segundo a Sevop, foram feitas três linhas de drenagem. Uma delas, com tubulação de mil milímetros e outras duas de 80 milímetros cada e em seguida, a terraplanagem.

Em agosto, a obra entrou na fase de concretagem com quinze centímetros de concreto e em outubro foi feita a pavimentação asfáltica, com três centímetros de asfalto, deixando a estrutura pronta para uso.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

Texto: Fabiana Alves
Fotos: Arquivo Secom
e Divulgação Sevop
Drone: José Carlos

The post Trânsito: Novo retorno da Ponte Ana Miranda funcionará a partir desta quinta-feira appeared first on Prefeitura de Marabá .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
31°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 31°

34° Sensação
2.29km/h Vento
55% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 15h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,88%
Euro
R$ 5,90 +0,46%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,298,78 -3,05%
Ibovespa
171,087,98 pts 0.42%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade