Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Secretaria do Meio Ambiente participa de congresso nacional sobre agroecologia e justiça climática, na Bahia

Gestoras da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participaram do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que teve início na quarta-...

18/10/2025 às 17h17
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Gestoras da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participaram do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que teve início na quarta-feira,15, e encerra neste sábado, 18, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, na Bahia.

O evento reuniu estudantes, pesquisadores, gestores públicos e representantes de comunidades rurais e tradicionais de todo país.

Com o tema “Agroecologia: convivência com os territórios brasileiros e justiça climática”, o congresso promoveu debates sobre segurança alimentar, políticas públicas, agricultura urbana, inovação tecnológica e enfrentamento às mudanças climáticas. A programação contou com painéis temáticos e apresentações para fortalecer a troca de experiências entre os participantes.

Secretaria do Meio Ambiente participa de congresso nacional sobre agroecologia e justiça climática, na Bahia. Foto: cedida
Secretaria do Meio Ambiente participa de congresso nacional sobre agroecologia e justiça climática, na Bahia. Foto: cedida

Representando a Sema, participaram a coordenadora de Educação Ambiental (EA), Esmilia Medeiros, e a assistente da coordenação de EA, Ana Cristina Jansen.

As servidoras participaram de painéis voltados à integração da agroecologia à educação ambiental, especialmente nas comunidades que vivem em unidades de conservação do Acre. Os conhecimentos adquiridos no congresso também irão subsidiar a revisão da Mochila do Educador Ambiental, material pedagógico utilizado pela equipe de educação ambiental em ações de sensibilização nas escolas e comunidades rurais.

Com o tema “Agroecologia: convivência com os territórios brasileiros e justiça climática”, o congresso reuniu mais de 5 mil participantes. Foto: cedida
Com o tema “Agroecologia: convivência com os territórios brasileiros e justiça climática”, o congresso reuniu mais de 5 mil participantes. Foto: cedida

“A presença da Sema no congresso reafirma nosso compromisso em disseminar técnicas e práticas sustentáveis como alternativas às queimadas e ao desmatamento, promovendo cadeias produtivas sustentáveis e fortalecendo políticas públicas voltadas à educação ambiental, à agroecologia e à conservação da biodiversidade”, destacou Esmilia Medeiros.

Na conferência, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciaram uma parceria para o financiamento da Rede de Pesquisadores em Agroecologia, com foco na implementação e monitoramento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). A iniciativa busca fortalecer os sistemas de produção, manipulação e processamento de produtos orgânicos e de base agroecológica em todo o país.

The post Secretaria do Meio Ambiente participa de congresso nacional sobre agroecologia e justiça climática, na Bahia appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

25° Sensação
0.91km/h Vento
85% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 05h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 339,153,77 +1,54%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade