Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Webpalestra da FVS-RCP reforça vigilância de queimadas em período sazonal

A FVS-RCP realizou, nesta quarta-feira (22/09), uma webconferência para fortalecer as ações de vigilância em queimadas no Estado.

22/09/2021 às 18h50
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Vigilância de queimadas em período sazonal
Vigilância de queimadas em período sazonal

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, nesta quarta-feira (22/09), uma webconferência para fortalecer as ações de vigilância em queimadas no Estado. A ação foi realizada por meio do programa Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos, o Programa Vigiar.

O objetivo do encontro é ampliar as ações de combate às queimadas no Amazonas, principalmente durante o segundo semestre do ano, em que são registrados os maiores números de incêndios. A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas/Manaus), Defesa Civil do Amazonas, Defesa Civil de Manaus e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Manaus).

Com o tema “Ação Integrada: Programa Vigiar no Amazonas”, a palestra contou com 60 espectadores que acompanharam remotamente.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, afirma que o assunto de qualidade do ar é de grande importância para a Vigilância em Saúde.“As queimadas representam risco para a saúde humana, por isso é essencial falar sobre esse problema. Queremos mobilizar os municípios para o enfrentamento das queimadas, principalmente por ser um período crítico de queimadas no Estado”, destacou Tatyana.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual Vigiar, Renato Souza, entre os conteúdos abordados na webpalestra estava a vigilância em saúde de pessoas expostas à fumaça de queimadas. “Também abordamos temas como monitoramento de focos de calor e desmatamento e vigilância em saúde de população exposta à poluição atmosférica”, explicou Renato.

Municípios –  No Amazonas, os dez municípios que mais registraram focos de queimadas entre janeiro e agosto deste ano foram: Lábrea (761), Apuí (736), Manicoré (358), Canutama (221), Novo Aripuanã (196), Humaitá (149), Boca do Acre (137), Guajará (64), Maués (52) e Tapauá (45).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
26°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

28° Sensação
0.94km/h Vento
82% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 18h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,25%
Euro
R$ 5,89 -0,11%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 327,707,69 -1,74%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade