Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Hemopa e Uepa promovem campanha de doação de sangue no campus do Telégrafo

Ação mobilizou voluntários no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da universidade e reforçou a importância da solidariedade

08/10/2025 às 18h50
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Rafael Dias - Ascom/Hemopa
Foto: Rafael Dias - Ascom/Hemopa

Campanha de doação de sangue reuniu alunos, professores e servidores da Uepa no campus do bairro do Telégrafo, em Belém

Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou uma ação de coleta de sangue em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado no bairro do Telégrafo, em Belém, na última segunda-feira (06). A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica e ampliar os estoques da instituição, reforçando a importância da doação voluntária de sangue para salvar vidas.

A mobilização contou com a adesão de estudantes, professores e servidores da universidade, que atenderam ao chamado solidário e participaram do ato de cidadania. Além de garantir a coleta, a campanha também buscou reforçar a necessidade da fidelização de doadores, especialmente em períodos de maior demanda nos hospitais da rede pública e privada do Estado.

Maria Ruth, enfermeira do CCSE/Uepa, ressaltou a necessidade de se manter os estoques abastecidos, o que poder salvar vidas

De acordo com Alice Loureiro, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) do Hemopa, a campanha ocorreu em um momento simbólico para a instituição. “Estamos na semana do Círio e já iniciamos nosso movimento desde sábado no Hemopa. A Uepa é uma parceira importante, que sempre mobiliza alunos e servidores em prol da doação. Para esta edição, nossa meta é alcançar 60 comparecimentos e o atendimento segue até as 16h”, destacou.

Entre os participantes esteve Maria Ruth, enfermeira do CCSE e doadora voluntária. Atuante há quase dez anos na UTI Neonatal da Santa Casa, ela ressaltou a relevância do gesto solidário. “Já presenciei muitas vezes pacientes precisando de sangue e não encontrando o tipo adequado nos estoques. Por isso, considero essencial contribuir com a doação e poder ajudar o próximo. É uma felicidade enorme saber que uma vida pode ser salva através dessa atitude”, afirmou.

Alice Loureiro, assistente social do Hemopa, valoriza a parceria com a Uepa e a meta de 60 comparecimentos na campanha

A parceria entre Hemopa e Uepa integra o calendário de ações externas da fundação, que descentraliza as coletas e aproxima os serviços de doação dos cidadãos. A iniciativa reafirma o compromisso das instituições com a promoção da saúde e com a construção de uma cultura solidária entre jovens universitários.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
27°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

30° Sensação
1.34km/h Vento
79% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 11h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,30%
Euro
R$ 5,89 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 325,408,82 -2,38%
Ibovespa
172,559,69 pts 1.2%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade