Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Viradão da Saúde atende 250 pessoas na UBS da Marambaia

A 8ª edição do programa ofereceu consultas em diversas especialidades, como ortopedia e ginecologia, garantindo atendimento rápido e humanizado par...

27/09/2025 às 17h55
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

A diarista Telma Lima, 61 anos, aguardava há mais de 1 ano e 6 meses por uma consulta com um ortopedista. A busca era poratendimento especializadopara tratar o esporão de calcâneo, uma condição caracterizada pelo crescimento anormal de um osso na região do calcanhar. Após o longo período de espera, não escondeu a surpresa ao ser convocada à comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) da Marambaia, onde teria acesso ao atendimento tão esperado.

Telma está entre os250 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos durante a 8ª edição do Viradão da Saúde, realizado nesta sexta-feira (26), das 18h às 22h, com a oferta de especialidades, como dermatologia, endocrinologia, oftalmologia e ortopedia. A iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma),tem impacto direto na redução de demandas reprimidas, aumenta a eficiência e contribui para a sustentabilidade da rede, fortalecendo o papel da atenção primária no cuidado à população belenense.

“Quando recebi a ligação,  fiquei muito feliz. Foi uma surpresa pra mim, não esperava na data do meu aniversário ganhar esse presentão. Acredito que, se tiver essa iniciativa sempre, vai reduzir o longo tempo de espera e as filas, vai aliviar para todos os pacientes. Eu dou nota dez para os profissionais, fui bem atendida”, disse Telma, que já saiu da consulta com encaminhamento para fazer o exame de raio-x.

Crédito: Leila Cruz
Crédito: Leila Cruz

Os pacientes são previamente identificados pela Central de Regulação do município. Após a confirmação do agendamento, as equipes entraram em contato direto com cada usuário, evitando deslocamentos desnecessários.

Esse modelo de organização tem sido fundamental paraotimizar os atendimentos,reduzir o absenteísmoeoferecer maior confortoàs famílias que aguardavam há meses por uma consulta com especialistas.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Alguns pacientes aguardavam há mais de dois anos por uma consulta. Para ela, a iniciativa desempenha um papel estratégico na rede pública, funcionando como uma força-tarefa para reduzir a sobrecarga dos serviços e, ao mesmo tempo, reafirmar o compromisso da gestão com a saúde preventiva e especializada. “Mais do que ampliar o acesso,a estratégia aproxima a população da rede municipale fortalece o vínculo entre profissionais e comunidade, evidenciando que ações inovadoras e bem planejadas podem transformar a realidade do atendimento”, afirmou

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Parcerias fortalecem a rede

Os mais de 5.200 atendimentosrealizados desde a 1ª edição são resultados de um conjunto de parcerias que envolvem médicos contratados pela rede municipal, profissionais de instituições privadas e docentes das faculdades parceiras.

Durante a ação, os pacientes recebem atendimento especializado e já saem da unidade com encaminhamentos para exames ou para outras especialidades. A regulação da unidade permanece ativa, o que permite organizar o fluxo e assegurar que cada atendimento tenha desdobramentos efetivos dentro da rede.

“Apresentamos mais uma edição do programa que vem ampliando o acesso à saúde em nossa cidade. Com planejamento e dedicação, temos alcançado resultados expressivos na redução das filas de espera, priorizando as especialidades de maior demanda em cada território e disponibilizando esses atendimentos nos centros digitais e nas unidades de saúde. A Prefeitura de Belém, por meio do trabalho da Sesma, segue firme no compromisso de impulsionar melhorias contínuas na saúde”, ressaltou o titular da Sesma, Rômulo Nina.

A idosa Elaine Nira, 72 anos, estava aguardando há dez meses por uma consulta com um ginecologista. “O viradão reuniu várias consultas, várias especialidades. É muito importante porque eu não saio sozinha sem a companhia da minha filha. Agora melhorou para a gente ter essas consultas à noite, é um algo muito bom para o cidadão. É fundamental para quem necessita do SUS para dar continuidade ao tratamento e cuidar da saúde. A prefeitura está fazendo um bom trabalho”, celebrou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
28°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 31°

31° Sensação
1.71km/h Vento
73% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 12h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,83%
Euro
R$ 5,90 +0,43%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,591,57 -2,63%
Ibovespa
171,265,13 pts 0.53%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade