Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Quatro pessoas são presas pela Guarda por descarte irregular de lixo

Operação deflagrada pela Prefeitura de Belém pune o descarte irregular de lixo e prendeu quatro pessoas: três no bairro da Terra Firme e uma no bai...

26/09/2025 às 07h20
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Crédito: Agência Belém
Crédito: Agência Belém

A Prefeitura de Belém deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 25, uma operação de combate ao descarte irregular de lixo que resultou naprisão de quatro pessoasna capital paraense. As prisões foram registradas em dois bairros:três aconteceram na Terra Firme e uma no Guamá.

Equipes da Ordem Pública, da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), e da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) atuaram na operação.

Crédito: Agência Belém
Crédito: Agência Belém

Prisões

Dois homensforam presos no Residencial Liberdade, na avenida Tucunduba, bairro da Terra Firme. Eles estavam em um carro que puxava um reboque, com quantidade significativa de entulho. A dupla foi abordada e detida. O veículo e o reboque foram apreendidos.

O outro flagrante, também na avenida Tucunduba e no mesmo bairro, foi o de um homem que descartava entulhos no meio da via movimentada. Momentos antes de cometer o crime, equipes da concessionária de limpeza urbana estavam no local com ações de limpeza, o que não inibiu a ação criminosa do suspeito.

A quarta prisãoaconteceu na avenida José Bonifácio com a avenida Bernardo Sayão, nos limites do bairro do Guamá. O suspeito foi flagrado jogando restos de materiais de construção quando foi abordado por agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB); ele foi detido e teve o carrinho de mão apreendido.

Não houve desacato às autoridades e nenhum dos quatro detidos apresentou resistência durante as abordagens. Todos foram conduzidos e apresentados na Seccional Urbana do Guamá, onde serão submetidos aos procedimentos cabíveis e estarão à disposição da Justiça.

Crédito: Agência Belém
Crédito: Agência Belém

Punição para o descarte irregular

A operação da Prefeitura de Belém contou com12 agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB)e o apoio dasequipes da Sezel, que atuaram com quatro motos, uma viatura e cinco carros.

Os agentes estiveram em diferentes pontos estratégicos da cidade ao longo da manhã de hoje: Canal do Tucunduba; José Bonifácio com Bernardo Sayão; avenida Perimetral; Praça Princesa Isabel; e avenida Pedro Álvares Cabral.Todos os locais mapeados estão entre os mais de 200 pontos de descarte irregular de lixo.

A operação atendeu a Lei de Crimes Ambientais 9.605/1998. Os quatro suspeitos foram detidos com base no artigo 54 da Lei, que tipifica o crime de causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem mortandade de animais ou destruição significativa da flora. A pena prevista é de reclusão de um a quatro anos, e multa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
30°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 31°

33° Sensação
1.51km/h Vento
63% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 13h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,92%
Euro
R$ 5,90 +0,48%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,820,26 -2,94%
Ibovespa
171,432,34 pts 0.62%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade