Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Conferência de Direitos Humanos avança criação de políticas públicas

Evento possibilitou a elaboração de propostas voltadas à garantia e à promoção dos direitos humanos, além da eleição de delegados e delegadas que r...

13/09/2025 às 17h07
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Belém
Compartilhe:
Crédito: Vívian Carvalho
Crédito: Vívian Carvalho

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (Sedh) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, realizou nos dias 12 e 13 de setembro aII Conferência Municipal de Direitos Humanos de Belém.

O evento ocorreu na Usina da Paz do bairro do Guamá ereuniu representantes de movimentos sociais, da sociedade civil organizada, autoridades públicas e especialistas da área, com o objetivo de debater e formular políticas públicas concretas voltadas à garantia e à promoção dos direitos humanos na capital paraense.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Com o tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, a conferência representa a etapa municipal preparatória para a 3ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos do Pará, marcada para os dias 2 e 3 de outubro, também em Belém.

Ambas etapas integram a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, a ser promovida pelo governo federal entre os dias 10 e 12 de dezembro, em Brasília (DF).

Gestão municipal reafirma compromisso com os direitos humanos

Durante os dois dias de programação,os participantes debateram temas prioritários para a construção de um plano municipal de políticas de direitos humanos, com foco no fortalecimento da democracia, da justiça social e da inclusão para a capital paraense.

A titular da Secretaria Executiva de Direitos Humanos de Belém, Larissa Martins, destacou a relevância do evento no processo de elaboração de políticas públicas concretas para a cidade. A conferência é uma ferramenta essencial para consolidar propostas que contemplem desde a estrutura institucional até ações voltadas à defesa dos direitos das populações periféricas.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Grupos de trabalho e propostas para políticas públicas

Um dos pontos altos da conferência foram os grupos de trabalho temáticos, que discutiram seis eixos estratégicos: enfrentamento das violações e retrocessos; democracia e participação popular; igualdade e justiça social; justiça climática e meio ambiente; proteção dos direitos humanos no contexto internacional; e o fortalecimento da institucionalidade dos direitos humanos.

Cada grupo elaborou propostas que, após aprovação em plenária, serão incluídas no documento final da conferência. Também foram eleitos os delegados e delegadas que representarão Belém na etapa estadual, em outubro.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

A programação foi iniciada com a apresentação da banda de música da Guarda Municipal de Belém. Em seguida, a secretária estadual de Igualdade Racial e presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, professora Edilza Fontes, ministrou a palestra magna do evento.

Em sua fala, Fontes traçou um panorama histórico das lutas sociais no Brasil, desde o período da escravidão até os dias atuais, passando pela Ditadura Militar e as conquistas trabalhistas mais recentes, como a carteira assinada, férias remuneradas e o 13º salário.

“Ser dos direitos humanos é uma escolha de vida. As oportunidades não são iguais para todos e elas se constroem a partir das políticas públicas implementadas pelos governantes. Ainda há muito a avançar, como o enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão, que ainda persiste no Brasil. E isso só incomoda quem não quer discutir direitos humanos”, afirmou.

Movimentos sociais marcam presença ativa no evento

Diversos movimentos sociais participaram da conferência, entre eles o Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade, que representa mulheres rurais e urbanas na luta por direitos, autonomia, dignidade e transformação social, com forte atuação no combate à violência de gênero.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

A coordenadora geral do movimento, Elizety Veiga, enfatizou a importância do diálogo entre os movimentos sociais e o poder público na construção de políticas públicas efetivas. “Precisamos aprofundar a rede de proteção às mulheres, combater o feminicídio e garantir políticas de emprego e renda para mulheres em situação de violência”, declarou.

Já a presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos, Eneida Guimarães dos Santos, destacou a retomada dos debates sobre o tema em nível nacional: “O Brasil voltou a discutir direitos humanos após anos de obscuridade durante o governo anterior. Precisamos avaliar como está essa pauta em nível municipal, estadual e nacional”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
30°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 31°

34° Sensação
1.52km/h Vento
64% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 17h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,83%
Euro
R$ 5,90 +0,44%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,356,80 -2,70%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade