Sexta, 26 de Junho de 2026
23°C 32°C
Manaus, AM
Publicidade

Governo de RO capacita servidores com curso em Gestão de Convênios na Prática

Ogoverno de Rondônia, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) reuniu 70 servidores no período de 2 a 5 de setembro, em Porto Velho para o c...

10/09/2025 às 21h36
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Rondônia
Compartilhe:
Programação contemplou temas relacionados à gestão de convênios, contratos de repasse, termos de fomento e de colaboração
Programação contemplou temas relacionados à gestão de convênios, contratos de repasse, termos de fomento e de colaboração

Ogoverno de Rondônia, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) reuniu 70 servidores no período de 2 a 5 de setembro, em Porto Velho para o curso “Gestão de Convênios na Prática”. A iniciativa buscou fortalecer a atuação dos órgãos estaduais na gestão de parcerias firmadas, ampliando a eficiência e a transparência na aplicação dos recursos públicos.

O curso foi ministrado pelo professor Luciano Nora, chefe do Núcleo de Inovação da Coordenação de Matéria Finalística da Procuradoria Federal junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e membro da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP). A programação contemplou temas relacionados à gestão de convênios, contratos de repasse, termos de fomento e de colaboração, instrumentos que viabilizam parcerias para a execução de políticas públicas em áreas essenciais, como educação e assistência social.

O professor Luciano destacou a relevância do tema para a administração pública estadual. “Esse é um desafio que a CGE de Rondônia propôs para a ABOP, que pudéssemos abordar com os colegas do estado a temática de convênios, contratos de repasse, termos de fomento e de colaboração. Nossa missão aqui é justamente tentar sensibilizar os servidores a respeito da boa e regular gestão dos recursos disponibilizados pela União todo ano, e que é fundamental para que os estados possam executar políticas públicas”, explicou.

O controlador-geral do estado, José Abrantes Alves de Aquino enfatizou a importância da qualificação dos servidores como estratégia para garantir resultados mais efetivos à sociedade. “Investir na capacitação dos servidores é garantir mais eficiência e segurança na aplicação dos recursos públicos. Cursos como este fortalecem a gestão estadual e refletem diretamente na qualidade dos serviços entregues à população rondoniense”, ressaltou.

Com a realização do curso, a CGE reafirma seu papel como órgão central de controle interno e o fortalecimento da governança pública, contribuindo para a construção de uma administração mais transparente, eficiente e orientada para resultados, em benefício do cidadão.

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Richard Neves
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

24° Sensação
0.3km/h Vento
90% Umidade
20% (0mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h01 Pôr do sol
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Seg 31° 23°
Ter 31° 23°
Qua 32° 23°
Atualizado às 03h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 331,848,85 +1,47%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade