Sexta, 26 de Junho de 2026
23°C 32°C
Manaus, AM
Publicidade

Pará participa do Fórum Nacional de Secretários de Planejamento em São Luís (MA)

Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) participa das discussões que promovem a gestão pública e a integração entre os Estados

05/09/2025 às 11h36
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

XCIV Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento e das reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs)

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), participa do XCIV Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento e das reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), realizado em São Luís, no Maranhão. O evento segue até está sexta-feira (05).

Representando a Seplad, os secretários adjuntos e analistas de gestão pública das áreas de Planejamento e Orçamento, e de Captação de Recursos Especiais, integram as discussões que têm como objetivo fortalecer a gestão pública e promover a integração entre os Estados brasileiros.

Evento debate temas como Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; entre outros

Para Nazaré Nascimento, secretária adjunta de Planejamento e Orçamento da Seplad, o Fórum fortalece o diálogo federativo e aprimora as práticas de planejamento público.

"O Fórum é uma oportunidade de fortalecer o diálogo federativo e aprimorar as práticas de planejamento público. Para o Pará, participar ativamente das discussões significa garantir que nossas estratégias estejam alinhadas aos desafios nacionais, mas sempre considerando a realidade e as necessidades da nossa população", explica Nazaré.

Durante o fórum, ocorreram as reuniões presenciais dos GTs do Conseplan, com a participação de representantes do Pará nos grupos de Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Monitoramento e Avaliação; Planejamento de Longo Prazo; além da Comissão de Comunicação.

“A integração promovida pelo Conseplan é essencial para o fortalecimento da gestão pública. Estar presente nesses debates nos permite ampliar a cooperação entre os estados, compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas, especialmente em temas estratégicos como investimentos públicos e planejamento de longo prazo”, comentou o secretário adjunto de Recursos Especiais da Seplad.

A programação prevê ainda painéis que abordam temas como planejamento participativo, BRICS e geopolítica, centro de governo, carreiras de planejamento e transição energética. Um dos destaques é a apresentação da Estratégia Brasil 2050, conduzida pela secretária nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Virgínia de Ângelis, que trata da instituição e implementação do Plano Nacional de Longo Prazo como instrumento de desenvolvimento equilibrado e federativo.

Com a participação no evento, o Pará reforça o compromisso em contribuir para a construção de políticas públicas mais eficientes, pautadas na troca de experiências e no diálogo entre os Estados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

24° Sensação
1.06km/h Vento
91% Umidade
20% (0mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h01 Pôr do sol
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Seg 31° 23°
Ter 31° 23°
Qua 32° 23°
Atualizado às 05h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 327,507,11 +0,14%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade