Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Parintins tem representação ativa na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador em Brasília

Ouvir Notícia Parintins esteve representada na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), realizada de 18 a 21 de a...

22/08/2025 às 17h28
Por: Adão Gomes Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Ouvir Notícia

Parintins esteve representada na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), realizada de 18 a 21 de agosto, em Brasília, com a presença do conselheiro municipal de saúde João Bosco de Oliveira dos Santos, eleito delegado nas etapas municipal e estadual, e do professor Dr. Gladson Rosas Hauradou, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/UFAM).

Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência reuniu representantes de todo o país para deliberar sobre diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSST). Ao todo, foram debatidas cerca de 1,1 mil propostas.

João Bosco destacou o protagonismo da delegação amazonense, que obteve êxito na aprovação de 100% das propostas apresentadas pelo estado, e ressaltou o apoio das autoridades municipais que viabilizaram sua presença no evento.

 “Foram discutidas cerca de 1.100 propostas e diretrizes voltadas à construção de políticas públicas em prol da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. A delegação do Amazonas foi destaque na organização, alegria, divulgação da nossa cultura e defesa das propostas, a qual obteve 100% de êxito com aprovação de todas as diretrizes e propostas do Amazonas. Esse resultado também é fruto do apoio que recebemos do prefeito Mateus Assayag, da vice-prefeita Vanessa Gonçalves e do secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues e da Presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria Rosa Barbosa que não mediram esforços para garantir nossa participação”, destacou o conselheiro.

O representante do Conselho Estadual de Saúde, Gilson Águiar, também ressaltou a importância da mobilização do Amazonas, reforçando que a presença de delegados de municípios como Parintins fortalece a representatividade e o controle social nas decisões nacionais.

Além da participação ativa dos conselheiros, o município contou com o apoio da Prefeitura de Parintins, do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, que viabilizaram a presença da delegação no evento.

A 5ª CNSTT reafirmou o papel da classe trabalhadora no centro das decisões sobre saúde e a importância do SUS como garantidor de dignidade, vida e soberania.


Texto: Márcio Costa - SEMSA/SECOM
Fotos: Divulgação 
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

25° Sensação
0.91km/h Vento
85% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 05h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 339,066,83 +1,52%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade