Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Sorriso realiza 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Poder Legislativo participa

O Centro de Eventos José Riedi foi palco, nesta segunda-feira (19), da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sorriso. O ...

19/08/2025 às 17h39
Por: Adão Gomes Fonte: Câmara de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Câmara de Sorriso - MT

O Centro de Eventos José Riedi foi palco, nesta segunda-feira (19), da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sorriso. O evento, que se estenderá por todo o dia, tem como tema “Por uma alimentação saudável, sustentável e solidária, construindo o sistema de segurança alimentar e nutricional de Sorriso” e contou com a participação de vereadores, secretários municipais, nutricionistas e representantes da sociedade civil.


A conferência foi marcada pela demonstração de esforço conjunto da administração municipal. Estiveram envolvidas as secretarias de Agricultura Familiar; Saúde; Mulher e da Família; Educação; e Assistência Social, simbolizando a abordagem integrada que o município pretende dar ao tema.


Representante do Legislativo, o vereador Wanderley Paulo cumprimentou os presentes e enalteceu o trabalho orgânico das secretarias.“Fico feliz quando o município trabalha de forma unânime e em consonância, buscando resolver os problemas da segurança alimentar”, declarou. Ele representou a Câmara Municipal, que se colocou à disposição para colaborar com o Poder Executivo na construção das políticas públicas.


Em seu discurso, Wanderley Paulo também fez um anúncio significativo, a elaboração de um novo projeto de agricultura urbana e periurbana, uma expansão das hortas comunitárias. A iniciativa, conforme explicou, é uma liderança do prefeito Alei Fernandes e  Acácio  Ambrosini envolve as secretarias de Agricultura Familiar, Educação e da Mulher. “O objetivo é atingir outros produtos e, consequentemente, mais pessoas”, disse.

O vereador ainda parabenizou o trabalho das nutricionistas do município, que atuam em escolas e hospitais, garantindo uma “alimentação efetiva e especial para nossas crianças”. Ele finalizou sua fala saudando a realização da primeira conferência: “Parabéns a todos os participantes. Vocês estão aqui para fazer história, para construir as políticas públicas de Sorriso”.

A presença do vereador Darci Gonçalves  também foi registrada no evento, que serviu como um fórum para alinhar as ações do município e traçar novas diretrizes para garantir que o direito à alimentação de qualidade seja uma realidade para todas as famílias sorrisenses.

A secretária Mara Fernandes, da pasta da Mulher, abriu os discursos destacando a urgência da pauta. “Temos o dever de pensar em todas as pessoas, especialmente nas famílias que vivem na incerteza de ter alimentos na mesa. É uma preocupação constante”, afirmou. Ela enumerou projetos em andamento, como a distribuição de cestas de alimentos saudáveis priorizando mães solo e vítimas de violência doméstica, e as hortas comunitárias, que classificou como um grande avanço. “Nosso objetivo é ampliar muito mais. Queremos fazer da mesa saudável uma realidade”, completou.

Rafaela Fávaro,  representando o Ministério da Agricultura,  falou da importância do evento e confirmou um repasse a pedido do vereador Wanderley Paulo de R$ 600 mil reais em maquinários para investir nas hortas comunitárias do município.

Manaus, AM
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

25° Sensação
0.53km/h Vento
85% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 07h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 336,743,84 +0,82%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade