Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Município reforça instalação de redutores de velocidade em pontos estratégicos

Melhorar o fluxo de trânsito e diminuir o número de acidentes registrados nas vias sorrissenses. Essa é a proposta com o reforço no número de redut...

23/07/2025 às 17h13
Por: Adão Gomes Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Melhorar o fluxo de trânsito e diminuir o número de acidentes registrados nas vias sorrissenses. Essa é a proposta com o reforço no número de redutores de velocidade, as lombadas eletrônicas, que vem sendo instaladas em pontos estratégicos pela cidade. Hoje, por exemplo, está em fase final a instalação de um redutor na Avenida Porto Alegre e outro na rua Lupicínio Rodrigues.

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), o coronel da reserva da Polícia Militar, Adriano Denardi, pontua que os redutores de velocidades são fixos com display externos, e contam com sistema de gestão de dados e acidentes de trânsito, permitindo a geração de relatórios estatísticos. Também conhecidos como “lombadas eletrônicas”, os redutores proporcionam ainda videomonitoramento por leitura automática de placas, com envio de dados online para a Polícia Militar.

Hoje, o Município já conta com redutores instalados em 42 pontos estratégicos, com a nova etapa, esse número passará para 52 pontos. Todos os locais já instalados ou em processo de instalação foram indicados pelo Plano de Ação Imediata para o Trânsito (PAIT) e já passaram por aprovação do Grupo de Gestão Integrada (GGI) sorrisense. Especificamente no caso dos locais já em funcionamento, os equipamentos foram alugados via processo licitatório e mensalmente o Município vem aplicando mais de R$ 160 mil em recursos próprios no sistema de videomonitoramento. Assim que os novos pontos estiverem prontos, esse valor deve chegar à casa dos R$ 190 mil.

Conforme Denardi, além dos redutores, outras ações como a instalação de vias binárias e de câmeras, visam o uso da tecnologia como ferramenta para ampliar e melhorar a gestão de segurança – quer seja no trânsito ou pessoal, no Município. “Estamos buscando ações que visam trazer mais fluidez ao trânsito, bem como mais segurança a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas”, detalha.

O adjunto da pasta, Gilvano de Ávila, lembra que esse planejamento vem sendo discutido há muito tempo.   “O reforço no trânsito sorrisense não é novidade e a gente percebe que o fluxo de veículos vem aumentando muito, chegamos a um ponto que tanto redutores de velocidade como binários são necessários e vem para dar um fôlego ao trânsito local”, finaliza.

  • Texto: Claudia Lazarotto

    Fotos: Ney Pinheiro

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários
    Manaus, AM
    26°
    Tempo nublado

    Mín. 24° Máx. 30°

    28° Sensação
    0.94km/h Vento
    82% Umidade
    100% (6.42mm) Chance de chuva
    07h04 Nascer do sol
    19h00 Pôr do sol
    Sex 32° 23°
    Sáb 32° 23°
    Dom 32° 23°
    Seg 32° 24°
    Ter 30° 22°
    Atualizado às 18h01
    Publicidade
    Publicidade
    Economia
    Dólar
    R$ 5,18 -0,25%
    Euro
    R$ 5,89 -0,11%
    Peso Argentino
    R$ 0,00 +0,00%
    Bitcoin
    R$ 327,707,69 -1,74%
    Ibovespa
    171,990,20 pts 0.87%
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade