Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Parintins encerra 2ª Conferência Municipal de Saúde com propostas para fortalecimento do SUS e investimentos no município

Ouvir Notícia Com ampla participação popular, a 2ª Conferência Municipal de Saúde de Parintins foi encerrada neste sábado, 19 de julho, no auditóri...

21/07/2025 às 14h13
Por: Adão Gomes Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
Compartilhe:
Foto: Arleison Cruz
Foto: Arleison Cruz
Ouvir Notícia

Com ampla participação popular, a 2ª Conferência Municipal de Saúde de Parintins foi encerrada neste sábado, 19 de julho, no auditório da Escola Estadual Beatriz Maranhão. O evento reuniu gestores, trabalhadores da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), para discutir melhorias, formular propostas e fortalecer o controle social. O evento contou ainda com participação do prefeito Mateus Assayag, dos vereadores Fernando Menezes, Flávio Farias, Fábio Cardoso, Telo Pinto, Naldo Lima e Adson Príncipe. 

Durante os dois dias de atividades, os participantes debateram o tema “SUS: Desafios Para Fazer Uma Só Saúde, com Sustentabilidade, Inclusão e Longevidade”, refletindo sobre os principais desafios e soluções para a rede municipal de saúde. Ao final da conferência, propostas foram aprovadas para serem encaminhadas à etapa estadual e, também, sugeridas para inclusão no Plano Plurianual (PPA) em elaboração pela Prefeitura.

O prefeito Mateus Assayag, que participou ativamente do encontro, destacou a importância da escuta popular como base para a transformação da saúde pública. “É ouvindo as pessoas que nós vamos aprimorar e melhorar a saúde de Parintins, que já é a melhor do estado do Amazonas. Mais do que ouvir, nosso compromisso é transformar essas propostas em realidade, com articulação junto ao governo federal e investimentos que já estão em andamento”, afirmou o prefeito, citando obras como o novo CAPS, a Policlínica, a Maternidade do Baixo Amazonas e unidades básicas de saúde nas zonas urbana e rural.

Para o secretário municipal de saúde, Clerton Rodrigues, a conferência foi um espaço estratégico para consolidar avanços. “Estamos saindo fortalecidos. Com o apoio do prefeito Mateus, da vice Vanessa Gonçalves e da população, vamos qualificar ainda mais a rede de saúde, com base no controle social e em políticas públicas pensadas junto com a comunidade”, destacou.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Rosa Barbosa, reforçou a relevância das propostas para os instrumentos de gestão. “Foi uma conferência muito positiva. As propostas aprovadas vão contribuir diretamente com o Plano Plurianual e o Plano Anual de Saúde”, afirmou.

Também presente no evento, a conselheira Nilciana Dinely avaliou que a conferência cumpriu seu papel. “Os objetivos foram alcançados. Observamos a realidade, votamos propostas e agora esperamos que elas avancem e tragam melhorias reais para a população”, disse.

Com o encerramento da etapa municipal, os delegados eleitos representarão Parintins na conferência estadual. A realização do evento foi da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

Texto: Márcio Costa 
Fotos: Arleison Cruz e Márcio Costa
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
25°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

26° Sensação
0.2km/h Vento
84% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 19h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 327,853,75 +0,25%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade