Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Setembro Verde: HPS João Lúcio realiza simpósio sobre doação de órgãos e tecidos para transplante

O HPS Dr. João Lúcio Pereira Machado realizou, a terceira edição do Simpósio sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

04/09/2021 às 18h00
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Simpósio sobre doação de órgãos e tecidos para transplante
Simpósio sobre doação de órgãos e tecidos para transplante

OHospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machadorealizou, neste sábado (04/09), a terceira edição do Simpósio sobre Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, como parte da programação do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre doação de órgãos no país. 

O Simpósio foi realizado de forma on-line e com transmissão pelo Youtube. O evento teve a parceria do Centro Acadêmico da Escola de Enfermagem de Manaus, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e contou com palestras de profissionais de referência no transplante de órgãos e tecidos no Brasil e no Amazonas. 

A programação iniciou com a palestra “A importância do diagnóstico de morte encefálica na doação de órgãos para transplantes no Brasil”, ministrada pelo Dr. Valter Duro Garcia, diretor da unidade de transplante da Santa Casa de Porto Alegre (RS) e presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. 

Na sequência, o enfermeiro Reginaldo Neto, que é membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) do HPS João Lúcio, unidade referência no tratamento de neurotrauma e com maior registro de abertura de protocolo de morte encefálica e doação de órgãos do estado, fez uma apresentação sobre a vivência prática no acolhimento às famílias de Potenciais Doadores de Órgãos (PDO’s), realizadas no HPS. 

A Segurança no Processo Doação-Transplante, foi tema da palestra da doutora em enfermagem e membro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), Bartira Roza, seguida pela palestra da diretora médica do Banco de Olhos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Dra Cristina Garrido, sobre a “Doação e Transplantes de Córneas no Amazonas”, fazendo um panorama da doação no estado, como acesso, captação e busca pelo transplante. 

A enfermeira e diretora da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), Helen Bezerra, apresentou o tema ”O impacto da pandemia de Coid-19 na doação de órgãos no estado do Amazonas”, mostrando o trabalho da equipe durante o momento da pandemia. A paciente Maria Luiza, foi convidada encerrar o ciclo de palestras relatando a sua experiência de uma transplantada de rim e fígado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
25°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

26° Sensação
0.2km/h Vento
84% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 19h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 327,853,75 +0,25%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade