Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

SES-AM abre Semana Mundial de Aleitamento Materno

A cerimônia da Semana do Aleitamento ocorreu no Instituto da Mulher Dona Lindu marcando também a abertura do Agosto Dourado

04/08/2021 às 17h00
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Semana Mundial de Aleitamento Materno - Foto: Rodrigo Santos/SES-AM
Semana Mundial de Aleitamento Materno - Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou, nesta quarta-feira (04/08), a abertura oficial da Semana Mundial deAleitamento Materno(SMAM), no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL). A solenidade também marca a abertura do Agosto Dourado, campanha de incentivo à amamentação exclusiva com leite materno. 

O secretário de saúde, médico Anoar Samad, destacou as vantagens do aleitamento materno. “Leite materno, sem dúvida alguma, é vida. Leite materno é amor, leite materno é doação, são anticorpos. Então, é muito importante você, mamãe, lembrar que o aleitamento materno é um direito do seu filho e o leite vai fazê-lo crescer com saúde “, ressaltou o secretário na abertura da SMAM. 

A diretora do IMDL, Dalzira Pimentel, disse ser uma honra para a unidade abrigar a abertura da SMAM e a programação do Agosto Dourado. 

“O Instituto ter sido escolhido o palco de abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno e o Agosto Dourado, nos dá uma energia muito maior para promovermos ações de promoção, proteção e de apoio à amamentação, como o alimento essencial para a vida de cada bebê. Amamentar é barato, protege e promove saúde”, disse a diretora, ao destacar que esse trabalho é feito por todas as maternidades da rede pública estadual. 

Primeira proteção

A assistente Elaine Silva, mãe de recém-nascido internado no IMDL, afirmou que o aleitamento materno é realmente precioso, como primeira proteção do bebê após o nascimento. 

“Quando o bebê nasce ele está desprotegido e o leite é o sinal de primeira proteção contra toda e qualquer barreira que ele possa enfrentar fora do útero, porque dentro ele está protegido por nós. O aleitamento materno são as primeiras gotas de proteção que a gente pode oferecer para ele conseguir dar os primeiros passos de vida. É algo precioso mesmo”, contou Elaine.

Para a nutricionista Dayane Maister, essas campanhas de aleitamento materno são importantes para a conscientização das mães. 

“O aleitamento materno é o melhor alimento que eu posso dar para minha filha e ele vai promover o desenvolvimento da imunidade dela. É algo que a gente não pode deixar de fazer, sendo mãe. Eu aconselho a todas as mamães a darem leite para os seus filhos também. É muito importante essas campanhas, para que todas as mães se conscientizem que o aleitamento materno realmente é fundamental para o desenvolvimento e crescimento de toda criança”, orientou. 

A programação da SMAM conta com diversas ações nas maternidades da rede pública estadual como palestras, treinamento e homenagens para as mães.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

25° Sensação
0.51km/h Vento
88% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 21h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 321,009,24 -1,84%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade