Sexta, 26 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

FCecon reforça equipamentos para prevenção de hipotermia em pacientes

FCecon, unidade vinculada à SES-AM, adquiriu novas mantas térmicas e assegurou o fornecimento de aquecedores térmicos, neste mês de julho.

30/07/2021 às 11h50
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
prevenção de hipotermia em pacientes
prevenção de hipotermia em pacientes

Com o objetivo de prevenir a hipotermia nos pacientes internados, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada àSecretaria de Estado de Saúde(SES-AM), adquiriu novas mantas térmicas e assegurou o fornecimento de aquecedores térmicos, neste mês de julho. Os itens são utilizados por pacientes em cirurgias complexas e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e pediátrica.

O uso de mantas com aquecedores térmicos é uma das formas para manter a temperatura corporal adequada, prevenindo a hipotermia, e fornecendo maior segurança e qualidade assistencial.

Ampliação e segurança 

A FCecon adquiriu cerca de 380 mantas térmicas da fabricante CGH Actiwarm, com o fornecimento dos aquecedores térmicos necessários em sistema de comodato, informa o subgerente de manutenção de equipamentos da FCecon, Ícaro Augusto Falcão.

Com a aquisição, a Fundação Cecon conta com 14 aquecedores para os pacientes cirúrgicos e internados nas UTIs.

UTI e centro cirúrgico 

Segundo a supervisora de enfermagem da UTI Adulto da FCecon, enfermeira intensivista Simone Gaynett, o uso de mantas térmicas é muito comum em ambiente de cuidados intensivos.

“Os pacientes oncológicos passam por cirurgias de 6 a 8 horas, e eles podem ter comprometimentos, como a hipotermia, que levam à desestabilização. O paciente que chega com longas horas de cirurgia é aquecido com essa manta térmica e nós vemos uma recuperação muito rápida e boa, mantendo o paciente aquecido. Para nós é um ganho excelente, para que possamos conduzir os nossos pós-operatórios na UTI cirúrgica”, disse Gaynett.

Além da utilização em UTI, os aquecedores térmicos são utilizados em pacientes durante a realização de cirurgias de grande porte, que são mais longas e complexas, no Centro Cirúrgico. O equipamento também é utilizado nos pacientes em recuperação anestésica, com orientação dos médicos anestesistas.

Treinamento

 Nesta semana, iniciaram os treinamentos das equipes de enfermagem da FCecon do Centro Cirúrgico e UTI, responsável pelo uso dos novos aquecedores térmicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

25° Sensação
0.81km/h Vento
87% Umidade
100% (6.7mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 31° 23°
Ter 31° 23°
Qua 31° 23°
Atualizado às 23h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 327,983,49 +0,29%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade