Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Comissão de Agricultura debate experiências brasileiras com polos produtivos de fruticultura

Divulgação/Agência de Defesa Agropecuária do Paraná Deputado lembra que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas A Comissão ...

25/08/2023 às 22h20
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputado lembra que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas - (Foto: Divulgação/Agência de Defesa Agropecuária do Paraná)
Deputado lembra que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas - (Foto: Divulgação/Agência de Defesa Agropecuária do Paraná)

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados debate na próxima terça-feira (29) as experiências brasileiras com polos produtivos de fruticultura. O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que solicitou a audiência pública, destaca que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de frutas do mundo, pois possui uma diversidade climática e geográfica que possibilita o cultivo de diversas frutas em diferentes regiões ao longo do ano.

"A fruticultura no Brasil valoriza a riqueza vegetal e cultural do País, baseando-se nos três pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental –, preservando a biodiversidade, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento regional", afirma.

"A produção brasileira de frutas ultrapassa as 41 milhões de toneladas, ocupando em média 2,6 milhões de hectares – ou seja, apenas 0,3% do território nacional é ocupado pela fruticultura, diante dos 7,8% ocupados por lavouras. São mais de 940 mil estabelecimentos agropecuários distribuídos em todas as regiões do País, dos quais, 81% se enquadram como agricultura familiar. Em 2021, a atividade frutícola empregou 193,9 mil trabalhadores formais, o que corresponde a 11,5% do total de postos de trabalho na agropecuária", detalha.

Vieira de Melo diz que, atualmente, apenas sete variedades de frutas representam mais de 80% do faturamento do setor no mercado externo e que há potencial para aumentar a produção, a oferta e a participação no cenário global. E ressalta ainda a importância da promoção do consumo de frutas no mercado interno para o fortalecimento da cadeia produtiva.

Convidados
Foram convidados para debater o assunto com os parlamentares, entre outros:
- o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Domingo Haroldo Rudolfo Conrado Reinhardt;
- o coordenador de programa na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Luiz Antonio Palladini;
- o diretor de inovação e conhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), André Vicente de Sanches.

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 6.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

25° Sensação
0.91km/h Vento
85% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 05h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 339,153,77 +1,54%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade