Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Comissão aprova projeto que institui no SUS ações sobre a Síndrome de Esgotamento Profissional

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Deputado Emidinho Madeira ajustou o texto às atuais orientações da OMS A Comissão de Saúde da Câmara dos Dep...

15/08/2023 às 21h30
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputado Emidinho Madeira ajustou o texto às atuais orientações da OMS - (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
Deputado Emidinho Madeira ajustou o texto às atuais orientações da OMS - (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui a Política Nacional de Atenção Integral à Síndrome de Esgotamento Profissional (SEP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A SEP também é conhecida como Síndrome de Burnout, uma adaptação da denominação em inglês.

Foi aprovado o substitutivo elaborado pelo relator, deputado Emidinho Madeira (PL-MG), para o Projeto de Lei 1464/22, do deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO), e um apensado. O relator reuniu as duas propostas em um só texto, além de ajustar a redação às atuais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conforme o texto aprovado, para os efeitos da futura lei será considerada SEP a síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho, que não foi gerenciado com sucesso, caracterizada por três dimensões:

  • sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia;
  • aumento do distanciamento mental do próprio trabalho, ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao próprio trabalho; e
  • redução da eficácia profissional.

O poder público, nas ações para prevenção, diagnóstico e tratamento da SEP, deverá observar uma série de diretrizes, como a avaliação médica e psicológica periódica, com vistas ao diagnóstico precoce, e a abordagem multidisciplinar no acompanhamento da saúde dos trabalhadores com a síndrome.

O substitutivo prevê ainda a promoção de campanhas educativas sobre causas, sintomas, formas de prevenção e meios de diagnóstico precoce da SEP; a capacitação permanente dos profissionais de saúde e promoção de estudos e pesquisas; e o fomento à produção e à divulgação de dados sobre a síndrome.

As informações e orientações sobre a SEP deverão abordar também o direito de todos os trabalhadores a um ambiente de trabalho seguro e saudável. O texto prevê parcerias de entes públicos e privados para realizar, anualmente, durante a semana do dia 15 de outubro, atividades de conscientização sobre a síndrome.

“Estudo recente mostra que um em cada seis profissionais de saúde apresentam sinais de SEP”, disse o autor do projeto, deputado Glaustin da Fokus. Ainda segundo o autor da proposta, mesmo não sendo considerada, em si, uma doença, a SEP é um fator predisponente ao adoecimento e à degradação da qualidade de vida.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
27°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

30° Sensação
0.85km/h Vento
83% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 10h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,05%
Euro
R$ 5,90 +0,14%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 324,049,29 -3,03%
Ibovespa
171,524,66 pts 0.6%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade