Sexta, 26 de Junho de 2026
23°C 32°C
Manaus, AM
Publicidade

Fundação de Medicina Tropical realiza treinamento do protocolo de manejo de acidente ofídico

O curso tem o objetivo de contribuir na identificação e manejo dos acidentes ofídicos para profissionais de saúde de municípios do interior

28/06/2021 às 20h35
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

AFundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado(FMT-HVD) iniciou, nesta segunda-feira (28/06), um treinamento do Protocolo de Manejo do Acidente Ofídico para profissionais de saúde do município do Careiro da Várzea, Ipixuna e Boa vista do Ramos, Coari e da capital Boa Vista, do estado de Roraima.

O curso, realizado até sexta-feira (02/07), tem o objetivo de contribuir na identificação e manejo dos acidentes ofídicos para profissionais de saúde de municípios do interior. 

O evento contou com a participação do diretor-presidente da FMT-HVD, infectologista Marcus Guerra; do diretor de Pesquisas da FMT-HVD, Dr. Wuelton Marcelo Monteiro; do chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Elder Figueira. Além do secretário de saúde do município de Careiro da Várzea e representantes dos municípios de Ipixuna, Boa Vista do Ramos, Coari e do Grupo Snakebite de Roraima. 

Os profissionais recebem o treinamento teórico com apresentações e estudos de casos clínicos. Além disso, terão a oportunidade de acompanhar a prática do manejo e tratamentos de casos na unidade hospitalar da FMT-HVD, que é referência no atendimento de pessoas que tiveram acidentes com animais peçonhentos. 

De acordo com o diretor de pesquisas da FMT-HVD, em razão das grandes distâncias que a região amazônica apresenta, onde, muitas vezes, os locais onde ocorrem esses acidentes estão muito distantes dos centros urbanos, onde se tem estruturas hospitalares, esse curso tem sua importância potencializada. 

“Às vezes esse paciente, que é picado, demora muitas horas, e às vezes dias, para chegar no hospital. E quando ele chega, é importante que ele tenha uma equipe que conheça bem como manejar esse caso. Muitas vezes esse paciente já está grave, então nosso objetivo é empregar esse protocolo que a gente desenvolveu para vítimas de acidentes; e treinar esses profissionais neste protocolo, que é bem detalhado e aborda todas as questões, todas as complicações possíveis, até a alta desse paciente”, explicou Wuelton Monteiro. 

O infectologista Marcus Guerra se disse impressionado com a grande procura pelo curso, onde 50 profissionais se inscreveram. E ressalta que entre muitos benefícios, esse tipo de curso também gera uma economia para a saúde.   

“É um problema cada vez mais crescente e que, por ser um envenenamento, torna-se um atendimento de emergência. E tendo pessoas capacitadas, equipes formadas, irão fornecer um tratamento profissional eficiente e com isso vamos diminuir complicações, custos na saúde e uma reabilitação precoce das pessoas que precisam estar nas suas casas e trabalhar, porque a maioria dos acidentes ocorre em trabalhadores rurais”, ressaltou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

24° Sensação
0.87km/h Vento
92% Umidade
20% (0mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h01 Pôr do sol
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Seg 31° 23°
Ter 31° 23°
Qua 32° 23°
Atualizado às 07h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 325,933,72 -0,34%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade