Sexta, 26 de Junho de 2026
23°C 32°C
Manaus, AM
Publicidade

Comissões debatem proposta para efetivar o direito ao transporte

Marcelo Camargo/Agência Brasil Deputados querem debater a criação do Sistema Único de Mobilidade As comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igu...

15/06/2023 às 07h20
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputados querem debater a criação do Sistema Único de Mobilidade - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Deputados querem debater a criação do Sistema Único de Mobilidade - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

As comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; e de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove audiência pública conjunta nesta quinta-feira (15) para discutir o Sistema Único de Mobilidade e a tarifa zero no transporte público.

Os deputados Luiza Erundina (Psol-SP), Glauber Braga (Psol-RJ) e Luizianne Lins (PT-CE), que propuseram a audiência, querem discutir a Proposta de Emenda à Constituição 25/23, que busca efetivar o direito ao transporte.

Eles lembram que em 2015 foi promulgada a Emenda Constitucional 90, que garantiu o transporte como um direito social garantido pela Constituição Federal. Contudo, segundo os parlamentares, a regra ainda é a baixa qualidade dos serviços e a cobrança de tarifas desproporcionalmente altas.

"Entendemos que se trata de problema estrutural, para o qual já não cabem soluções paliativas, que reforçam o atual modelo, cuja ineficácia o tempo já cuidou de demonstrar", afirmam.

Eles explicam que a proposta foi elaborada com a contribuição de organizações da sociedade civil, especialistas, parlamentares e órgãos do Poder Executivo para estabelecer fundamentos para a efetiva materialização desse direito social.

"São diretrizes para uma profunda reformulação do transporte no País, com a criação do Sistema Único de Mobilidade e de mecanismos que ajudarão a viabilizar a implementação da tarifa zero em todo o território nacional", informam os deputados.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto:
- o secretário Nacional de Mobilidade do Ministério das Cidades, Denis Eduardo Andia;
- o ex-secretário de Obras da Prefeitura de São Paulo Lúcio Gregori;
- a assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Cleomar Manhas;
- o presidente da Empresa Pública de Transporte da Prefeitura de Maricá (RJ), Celso Haddad;
- a secretária de Comunicação e Mobilização do Sindmetrô-DF, Neiva Lopes;
- a integrante do Movimento Passe Livre Millena Nascimento.

Confira a lista completa de convidados

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 9.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
24°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

25° Sensação
0.95km/h Vento
88% Umidade
20% (0mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h01 Pôr do sol
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Seg 31° 23°
Ter 31° 23°
Qua 32° 23°
Atualizado às 00h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,05%
Euro
R$ 5,89 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,574,69 +0,47%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade