Sexta, 26 de Junho de 2026
23°C 32°C
Manaus, AM
Publicidade

Comissão de Trabalho debate demissões na Eletrobras e seus impactos

Pedro França/Agência Senado Eletrobras tem registrado queda no quadro de funcionários A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados debate nesta...

17/05/2023 às 10h40
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Eletrobras tem registrado queda no quadro de funcionários - (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Eletrobras tem registrado queda no quadro de funcionários - (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados debate nesta quarta-feira (17) as demissões na Eletrobras e seus impactos na segurança do trabalho e nas instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Brasil. O debate foi solicitado pelos deputados Airton Faleiro (PT-PA) e Erika Kokay (PT-DF).

No requerimento para realização do debate, os parlamentares alegam que, entre 2018 e 2022, a Eletrobras registrou uma queda de quase 40% em seu quadro de empregados, sendo que a maior parte destes desligamentos tem ocorrido na área operacional. De acordo com o Relatório de Administração de 2022, estão programados mais 1.551 desligamentos para 2023.

"O que podemos observar desse processo açodado de desligamento para resultar em economia para empresa é um aumento na taxa de frequência de acidentes", afirmam os deputados no documento.

Eles destacam que trabalhadores que exercem atividades essenciais, como é o caso do sistema elétrico, especificamente o Sistema Eletrobras, necessitam seguir algumas normativas de segurança mínimas que preservem a saúde do trabalhador, bem como a prestação de serviço. "A falta de transparência no cumprimento destas normas, levanta mais uma dúvida: qual a qualidade no trabalho para garantir o abastecimento de energia ao Brasil?".

Foram convidados para discutir o assunto:
- o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr.;
- o superintendente de Fiscalização Técnica dos Serviços de Energia Elétrica da Aneel, Giácomo Bassi;
-  o advogado, professor e consultor Felipe Vasconcellos;
- o economista, Gustavo Teixeira;
- o representante da Federação dos Urbanitários do Centro-Oeste e Norte (Furcen), Francisco Ferreira da Silva; e
- o representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), Wellington Soares.

A reunião será realizada às 10h30, no plenário 12.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
25°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

26° Sensação
1.14km/h Vento
85% Umidade
20% (0mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h01 Pôr do sol
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Seg 31° 23°
Ter 31° 23°
Qua 32° 23°
Atualizado às 08h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,03%
Euro
R$ 5,92 +0,53%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 324,621,44 -0,72%
Ibovespa
171,990,20 pts 0.87%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade