Sábado, 27 de Junho de 2026
23°C 32°C
Manaus, AM
Publicidade

Comissão de Meio Ambiente debate preservação da Caatinga

Mateus Pereira/Governo da Bahia A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câma...

24/04/2023 às 14h10
Por: Adão Gomes Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro - (Foto: Mateus Pereira/Governo da Bahia)
A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro - (Foto: Mateus Pereira/Governo da Bahia)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (26) para discutir a importância da preservação da Caatinga. O evento celebra o Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril.

Para o deputado Fernando Mineiro (PT-RN), que solicitou o debate, o bioma precisa ser mais conhecido e preservado. "Além da relevância ecológica e ambiental, a Caatinga é extremamente relevante do ponto de vista histórico e cultural, uma vez que tem relação direta com a história de ocupação da Região Nordeste, assim como, com o modo de vida do povo que lá vive, em especial, os sertanejos", afirma.

Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga ocupa 11% do território nacional, apresenta clima semiárido, possui vegetação adaptada para os períodos de seca e grande biodiversidade.

A Caatinga abrange todo o estado do Ceará e parte dos estados do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais, onde vivem cerca de 27 milhões de pessoas.

"Ressalta-se que a Caatinga se insere numa região que há séculos enfrenta um processo de degradação que só tende a se intensificar com os impactos das mudanças climáticas", afirma Fernando Mineiro.

"Muitos dos seus ecossistemas originais já foram alterados, sobretudo por desmatamentos e queimadas, e uma das consequências desses processos é a alteração no ciclo das chuvas, que pode tornar crítico o reabastecimento dos corpos d’água, afetando a irrigação das plantações, o abastecimento humano e a dessedentação dos animais", alerta o deputado.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- o diretor de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Bráulio Dias;
- o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Alexandre Pires;
- a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcia Vanusa da Silva;
- a chefe geral da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coelho de Lima;
- o membro da Coordenação da Articulação Semiárido Brasileiro pelo Estado de Pernambuco (ASA/Caatinga–PE) Paulo Pedro de Carvalho;
- a diretora do Instituto Nacional do Semiárido do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mônica Tejo Cavalcanti;
- o professor do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Carlos Fonseca; e
- o professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Centro de Ciências Agrárias - Jean Berg Alves da Silva.

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 2.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 32°

27° Sensação
1.13km/h Vento
74% Umidade
32% (0mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h01 Pôr do sol
Dom 32° 24°
Seg 32° 23°
Ter 31° 23°
Qua 33° 23°
Qui 33° 24°
Atualizado às 19h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,711,60 +0,43%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade