Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Saúde inicia programação do Novembro Azul, em prevenção ao câncer de próstata

Em alusão ao Novembro Azul, mês da campanha de prevenção ao câncer de próstata, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Saúd...

01/11/2022 às 20h45
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Em alusão ao Novembro Azul, mês da campanha de prevenção ao câncer de próstata, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Saúde do Homem, do Departamento de Atenção Primária à Saúde (Daps), realizará atividades informativas e de conscientização sobre a doença.

A Sesacre realizará atividades informativas e de conscientização sobre o câncer de próstata. Foto: Divulgação
A Sesacre realizará atividades informativas e de conscientização sobre o câncer de próstata. Foto: Divulgação

Acompanhando um movimento surgido na Austrália em 2003, o Novembro Azul foi desenvolvido no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a partir de 2011. A campanha é voltada para a conscientização do autocuidado por parte do homem, sobretudo no combate precoce ao câncer de próstata, o segundo mais recorrente entre os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que 29% da população masculina foi diagnosticada com a doença em 2021, correspondendo a uma média de 65 mil homens.  De acordo com os relatórios do Hospital do Câncer do Acre (Unacon), entre 2020 e 2022 foram registrados, em média, 45 pacientes com a patologia, ao ano.

“Realizar consultas de rotina, analisar seu corpo e possíveis alterações, manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e evitar consumo de drogas e de bebidas alcoólicas são algumas das medidas que podemos tomar para prevenir o câncer de próstata. O cidadão pode buscar atendimento em qualquer unidade básica de saúde que seja referenciada para a saúde do homem”, informou o coordenador estadual do Núcleo de Saúde do Homem, Antônio Sérgio Soares.

A abertura oficial da campanha Novembro Azul, com painel expositivo e divulgação da programação, será realizada nesta sexta-feira, 4, nasede daSesacre, em Rio Branco. Na ocasião serão dadas orientações preventivas, além da aferição de sinais vitais, avaliação de índice de massa corporal (IMC) e aplicação de questionário Finnish Diabetes Risk Score (Findrisc),específicopara estratificação de risco de desenvolvimento de diabetes.

A campanha abrangerá, ainda, ações voltadas para o Dia Mundial do Diabetes, que é comemorado em 14 de novembro. Entre os colaboradores estão o Conselho Regional de Medicina, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, o Centro Universitário Uninorte, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Acre (Crea), o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
25°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 31°

26° Sensação
1.04km/h Vento
87% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 09h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,68%
Euro
R$ 5,89 +0,25%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,850,79 -2,70%
Ibovespa
170,230,94 pts -0.08%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade