Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Pronto-Socorro apresenta dados sobre saúde dos trabalhadores da unidade

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) por meio do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Nastt) do Pronto-Socorro, realizou n...

27/10/2022 às 18h20
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) por meio do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Nastt) do Pronto-Socorro, realizou nesta quinta-feira, 27, a apresentação do Mapa de Risco da Saúde dos trabalhadores da unidade pós-pandemia da covid-19. Além da apresentação, foi realizada a comemoração do Dia do Servidor Público, no auditório do Pronto-Socorro, em Rio Branco.

O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora atua dentro da unidade na promoção e prevenção de riscos ocupacionais. Foto: Odair Leal/Sesacre
O Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora atua dentro da unidade na promoção e prevenção de riscos ocupacionais. Foto: Odair Leal/Sesacre

O Nastt atua dentro da unidade, na promoção e prevenção de riscos ocupacionais. É composto por uma equipe multidisciplinar de 9 profissionais, para atender cerca de mil servidores e seus dependentes.

A pesquisa quantitativa realizada pela equipe é referente aos meses de maio a junho deste ano, quando 20% dos trabalhadores da unidade responderam um questionário de 16 perguntas. A maioria dos servidores são mulheres na faixa etária de 31 a 50 anos, o que equivale a 78%.

Joseana Bezerra, coordenadora do Núcleo de Atenção a Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Nastt). Foto: Odair Leal/Sesacre
Joseana Bezerra, coordenadora do Núcleo de Atenção a Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Nastt). Foto: Odair Leal/Sesacre

Joseana Bezerra, coordenadora do Nastt, explicou que além dos fatores de riscos e agravos identificados, o mapa mostrou as consequências que a pandemia da covid-19 causou na saúde do trabalhador do Pronto-Socorro.

“Nesta oportunidade, estamos apresentando o resultado do diagnóstico que foi realizado com os servidores e o cuidado que devemos ter com eles a partir dos resultados”, ressaltou Joseana Bezerra.

Gerente-geral do Pronto-Socorro, Maria Auxiliadora Vitorino. Foto: Odair Leal/Sesacre
Gerente-geral do Pronto-Socorro, Maria Auxiliadora Vitorino. Foto: Odair Leal/Sesacre

De acordo com a gerente-geral do Pronto-Socorro, Maria Auxiliadora Vitorino, os profissionais que ficaram à frente da pandemia que atingiu o mundo precisam de atenção, pois tiveram sequelas a curto e a longo prazo.

“Estamos agradecendo, hoje, o trabalho de cada servidor da unidade, pelo Dia do Servidor, e também dando a devida atenção aos trabalhadores que ficaram com algum tipo de sequela em razão da covid-19, já que hoje a doença é reconhecida pelo Ministério de Saúde como Acidente de Trabalho Grave”, explicitou Maria Auxiliadora Vitorino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
25°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 31°

26° Sensação
1.04km/h Vento
87% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 09h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,67%
Euro
R$ 5,89 +0,22%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,875,41 -2,40%
Ibovespa
170,230,94 pts -0.08%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade