Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Pela primeira vez, Saúde Itinerante Especializado leva atendimento aos 22 municípios do Acre

Passados 20 anos desde sua criação, o programa Saúde Itinerante Especializado conseguiu em 2022, pela primeira vez, levar suas ações a todos os mun...

24/10/2022 às 10h30
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

Passados 20 anos desde sua criação, o programa Saúde Itinerante Especializado conseguiu em 2022, pela primeira vez, levar suas ações a todos os municípios do Acre.O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), encerrou as atividades do mutirão nesta sexta-feira e sábado, 21 e 22, nas unidades básicas de saúde Raimunda Porfirio e Maria Iza Viana, no Bujari.

Em 20 anos de existência é a primeira vez que o programa percorre os 22 municípios do Acre, em um mesmo ano. Foto: Odair Leal/ Secom
Em 20 anos de existência é a primeira vez que o programa percorre os 22 municípios do Acre, em um mesmo ano. Foto: Odair Leal/ Secom

Em parceria com a prefeitura do município, foram realizados mais de 1.300 atendimentos. Entre os serviços oferecidos, consultas de ginecologia e obstetrícia, pediatria, ortopedia, gastroenterologia e infectologia, além de procedimentos como ultrassonografias, endoscopia, elastografia hepática, PCCU (papanicolau), raio-x facial e atendimento em saúde bucal.

Maria Celina foi em busca de atendimento odontológico e rapidamente recebeu o tratamento. Foto: Odair Leal/Secom
Maria Celina foi em busca de atendimento odontológico e rapidamente recebeu o tratamento. Foto: Odair Leal/Secom

A paciente Maria Celina Pires, de 67 anos, foi em busca de atendimento odontológico por indicação da filha e agradeceu pela rapidez no acolhimento. “Era muita dor que eu estava sentido. O doutor me atendeu, passou o remédio, me deu alguns conselhos e acho que vou melhorar”, disse.

Saúde Itinerante Especializado em 2022

Com mais de oito mil pessoas beneficiadas e 30 mil atendimentos realizados em 2022, as ações do Saúde Itinerante Especializado contribuíram para a redução da demanda reprimida do Sistema único de Saúde (SUS), em todo o Acre.

A secretária de Saúde, Paula Mariano, acompanhou os atendimentos do último Saúde Itinerante Especializado do ano. Ao seu lado o médico do município Antônio Lisboa. Foto: Odair Leal/ Secom
A secretária de Saúde, Paula Mariano, acompanhou os atendimentos do último Saúde Itinerante Especializado do ano. Ao seu lado o médico do município Antônio Lisboa. Foto: Odair Leal/ Secom

“Pela primeira vez conseguimos completar os 22 municípios acreanos. Este ano tivemos ainda a odontologia especializada, com cerca de 1.400 procedimentos. O plano para a próxima gestão é fortalecer o programa e voltar mais vezes ao ano nos municípios, com atendimentos em saúde especializada”, afirmou a secretaria de Saúde, Paula Mariano.

Segundo a coordenadora do projeto, Rosemary Ruiz, “Sempre foi uma preocupação do governo e da secretária que esses atendimentos fossem realizados no local de residência dos pacientes. O objetivo agora é aprimorar os serviços para 2023”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
29°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 31°

32° Sensação
1.6km/h Vento
66% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 11h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,84%
Euro
R$ 5,90 +0,47%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,008,19 -3,09%
Ibovespa
170,865,31 pts 0.29%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade