Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Ageac e Cohab realizam palestra de conscientização sobre o câncer de colo de útero e mama

As instituições do Estado estão unidas para salvar as vidas das mulheres e fazem isso com uma linha de cuidado preventiva. Nesta sexta-feira, 21, a...

22/10/2022 às 09h00
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

As instituições do Estado estão unidas para salvar as vidas das mulheres e fazem isso com uma linha de cuidado preventiva. Nesta sexta-feira, 21, as servidoras da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageac) e da Companhia de Habitação (Cohab) estiveram reunidas para participar de uma palestra de conscientização sobre cuidados e a prevenção feita com exames de câncer de colo do útero e mama. 

Servidoras da Cageac e Cohab em ação contra o câncer de mama. Foto: Cedida.
Servidoras da Cageac e Cohab em ação contra o câncer de mama. Foto: Cedida.

A palestra foi coordenada pela enfermeira Gabriela Oliveira, do Hospital do Amor, que abordou algumas questões sobre aimportância dos exames preventivos, além dos sintomas e os procedimentos que devem ser tomados em caso de quaisquer sinais de nódulos anormais. Na ocasião foram esclarecidas algumas dúvidas e a disponibilidade para a realização de exames preventivos no Hospital do Amor.

A servidora da Divisão de Energia Elétrica, Rosângela Valerio Monteiro de Albuquerque, disse: ” Noano passado consegui convencer minha irmã a fazer os exames preventivos, mesmo ela sendo curada do câncer de mama desde 2019, mas ela sabia que precisava continuar fazendo os exames anualmente”.

Na ocasião foram esclarecidas algumas dúvidas e a disponibilidade para a realização de exames preventivos no Hospital do Amor. Foto: Cedida.
Na ocasião foram esclarecidas algumas dúvidas e a disponibilidade para a realização de exames preventivos no Hospital do Amor. Foto: Cedida.

É preciso buscar a medicina preventiva. Pensando nisso, a presidente da Ageac, Mayara Lima, destaca: ” Ações como está pretendem reforçar os cuidados com asaúde. Além disso, estácomprovado cientificamente que o exame preventivo salva vidas e nossa intenção é exatamente fazer um alerta para os servidores buscarem assistência médica”.

Mayara Lima, presidente da Ageac, fala sobre a importância da prevenção. Foto: Cedida.
Mayara Lima, presidente da Ageac, fala sobre a importância da prevenção. Foto: Cedida.

Mais de cem servidores participaram da palestra de conscientização que pretende chamar a atenção para o alto índice de mortalidade do público feminino.

O mês de outubro destaca muitas ações de prevenção para combater o câncer de mama e do colo do útero. As campanhas desse período são realizadas em inúmeros órgãos da  Administração Pública e tem a finalidade de priorizar a saúde da mulher. 

Para a presidente da Cohab, Thamires das Graças, a palestra é um alerta. A gestora afirma: “Nós mulheres precisamos nos conscientizar, e ter nosso autocuidado, pois isso representa um ato de amor. Além disso, é importante realizar os exames preventivos para que com um diagnóstico precoce, a mulher tenha maior chances de cura, por isso é fundamental fazer o autoexame”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
29°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 31°

32° Sensação
1.6km/h Vento
66% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 11h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,84%
Euro
R$ 5,90 +0,47%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,008,19 -3,09%
Ibovespa
170,865,31 pts 0.29%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade