Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Nota pública

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria da Casa Civil e da Secretaria de Saúde (Sesacre), vem a público reiterar seu sentimento de pesa...

21/06/2022 às 10h30
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria da Casa Civil e da Secretaria de Saúde (Sesacre), vem a público reiterar seu sentimento de pesar para com as mães das crianças que foram a óbito em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Por reconhecer a dor das mães e por sempre buscar melhoras no Sistema Público de Saúde, o governo do Estado, por meio da Sesacre, tem tomado as devidas providências para evitar que fatalidades como essas venham a causar mais danos à sociedade acreana.

Portanto, foram tomadas as iniciativas de, primeiramente, ampliar o número de leitos pediátricos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado, assim como instaurar um processo administrativo de sindicância para apurar os casos suspeitos e tomar as devidas providências administrativas referentes às crianças vítimas de Srag, que deverá estar concluído até o início do mês de julho.

Importa ressaltar que, desde janeiro de 2019, o governo do Estado iniciou uma série de ações de gestão na Rede de Atenção Pediátrica na capital e no interior, com capacitações para o manejo clínico de doenças prevalentes na infância e intensificação das orientações relacionadas as síndromes gripais, prevendo e prevenindo diante do atual cenário das infecções respiratórias agudas.

Entre as medidas para solucionar a crise, o número de leitos em UTIs pediátricas, que já vem sendo ampliado desde 2019, em 2022 subiu em 81,15%, sendo que o Hospital da Criança, que passou a funcionar no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), passou de 61 para 90 leitos, e o Pronto-Socorro de Rio Branco subiu de 8 para 35.

No Hospital da Criança, essas medidas incluem também reforço na assistência das enfermarias, com monitores multiparâmetros,berços, camas e mesas de cabeceiras, e o hospital passou a funcionar com dois postos, semi-intensivo e UTI pediátrica.

Houve, ainda, a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, foi promovida a agilidade na realização de exames em áreas diversas, atenção a pessoas com deficiência, doenças crônicas, atendimento itinerante, cirurgias eletivas, assistência ambulatorial e hospitalar e atenção psicossocial, entre outras medidas.

O governo do Estado reafirma seu compromisso de cuidar de pessoas, e sobretudo de permanecer na luta pela preservação da vida, garantindo, dessa forma, dignidade e cidadania para as famílias acreanas.

Jonathan Xavier Donadoni
Secretário de Estado da Casa Civil

Paula Augusta Maia de Faria Mariano
Secretária de Estado de Saúde

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
30°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 31°

33° Sensação
1.51km/h Vento
63% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 13h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,91%
Euro
R$ 5,90 +0,51%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,157,69 -2,83%
Ibovespa
171,432,34 pts 0.62%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade