Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Festejos marcam aniversário de 15 anos do Hospital do Câncer do Acre

O aniversário de 15 anos da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) foi comemorado nesta terça-feira, 14, pelas equipes r...

15/06/2022 às 21h35
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Acre
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

O aniversário de 15 anos da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) foi comemorado nesta terça-feira, 14, pelas equipes responsáveis pelo atendimento no único hospital oncológico do Acre, num clima de família reunida para a confraternização conjunta entre pacientes, parentes, convidados de honra, decoração, bolo e o tradicional parabéns a cargo da banda de música da Polícia Militar.

Momento bolo e tradicional parabéns nas comemorações de 15 anos do Unacon. Foto: Odair Leal
Momento bolo e tradicional parabéns nas comemorações de 15 anos do Unacon. Foto: Odair Leal

Nos festejos em torno do debutante, homenagens com entregas de certificados, momento de ação de graças ministrado pelo frei Rennan Barros e apresentação do coral da Igreja Congregação Cristã no Brasil. Nas falas dos servidores, técnicos, enfermeiros e médicos o reconhecimento comum de que a convivência entre pacientes, familiares e corpo clínico os torna uma grande família.

Jovens da Congregação Cristã fizeram apresentação em homenagem ao aniversário do hospital do câncer. Foto: Odair Leal
Jovens da Congregação Cristã fizeram apresentação em homenagem ao aniversário do hospital do câncer. Foto: Odair Leal

O gerente de assistência, o oncologista clínico Rafael Teixeira Carvalho destacou o trabalho de humanização desempenhado pelas equipes no momento de chegada dos pacientes e seus familiares, quando segundo ele, é possível perceber como saem psicologicamente muito melhores do que quando chegaram.

Médico oncologista clínico Rafael Teixeira falou sobre a importância de celebrar junto tantos momentos vividos nesses 15 anos. Foto: Odair Leal
Médico oncologista clínico Rafael Teixeira falou sobre a importância de celebrar junto tantos momentos vividos nesses 15 anos. Foto: Odair Leal

“Importante estarmos comemorando juntos, pois em todos esses anos foram muitas curas, acolhimentos, lutas e perdas, dedicação utilizando também a fé e a esperança na luta contínua pela vida”, reconheceu o oncologista.

Ao longo desses anos, um total de 11 mil pessoas foram registradas na Unacon e a média de registros de novos pacientes é de 900 novos casos por ano. Em tratamento contra o câncer de mama, a média é de 100 novos casos por ano. Atualmente a unidade em oncologia tem 650 pessoas em tratamento mensal, sendo 300 de quimioterapia, mais 300 de hormonioterapia e 50 de radioterapia.

Banda de música da Polícia Militar fez apresentação especial pelos 15 anos de aniversario do hospital. Foto: Odair Leal
Banda de música da Polícia Militar fez apresentação especial pelos 15 anos de aniversario do hospital. Foto: Odair Leal

O  hospital com especialidade em oncologia no estado do Acre oferta tratamento de quimioterapia adulto e infantil, cirurgias oncológicas e radioterapia. Está equipado com 16 leitos para internação, inclusive atendimentos de emergência, que podem ocorrer durante 24 horas, de segunda a segunda.

A gerente administrativa da Unacon, Nilcy Vilaço, esclarece que a Unidade é referência no atendimento de todos os casos de cânceres no estado e também já é referência em atendimento a usuários de estados vizinhos, como Rondônia, Amazonas, Roraima, além de atender pessoas de outros países, como Bolívia e Peru.

Gerente administrativa Nylce Vilaço destacou investimentos do governo do Estado para melhorar cada vez mais o atendimento. Foto: Odair Leal
Gerente administrativa Nylce Vilaço destacou investimentos do governo do Estado para melhorar cada vez mais o atendimento. Foto: Odair Leal

Segundo ela, condição conquistada principalmente na gestão do governador Gladson Cameli, mediante investimentos pontuais nesses últimos anos, como, por exemplo, a reforma das sete salas de ambulatórios, retorno da radioterapia e, mais recentemente, do serviço de tomografia, que possibilita o planejamento para radioterapia e diagnósticos.

“Investimentos incluem ainda a entrega de novas camas elétricas para a emergência, poltronas elétricas para o tratamento de quimioterapia adulto e infantil, implantação do tratamento de braquiterapia (radioterapia interna), que já está em processo de instalação, com adaptação da sala”, acrescentou.

As benfeitorias do governo incluem a estrutura física também, com reforma da recepção principal e emergência da unidade, cujas ordens de serviço foram assinadas no início deste mês, pelo governador Gladson Camelli.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
31°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 31°

34° Sensação
2.29km/h Vento
55% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 15h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,92%
Euro
R$ 5,90 +0,51%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,026,99 -3,16%
Ibovespa
171,087,98 pts 0.42%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade