Terça, 23 de Junho de 2026
24°C 31°C
Manaus, AM
Publicidade

Dia D da Multivacinação oportunizou atualização vacinal nos 62 municípios do Amazonas, neste sábado (11/06)

12/06/2022 às 12h05
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Estratégia visa ampliar as coberturas vacinais no estado

O Dia D da Multivacinação, neste sábado (11/06), foi mais uma oportunidade para o Amazonas atualizar a caderneta vacinal. A estratégia foi realizada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

A mobilização ocorreu simultaneamente nos 62 municípios do Amazonas, com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais para Covid-19; das campanhas de vacinação vigentes, de sarampo e de influenza; e das demais vacinas ofertadas para atualização da caderneta nacional de vacinação com imunizantes disponíveis no Serviço Único de Saúde (SUS).

“Quero agradecer a todos os secretários municipais de Saúde pelo apoio em mais uma ação de Governo do Estado referente à vacinação. Estamos com taxas de vacinação muito baixas, então é muito importante que as pessoas se conscientizem e compareçam aos postos de vacinação”, afirmou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Somente em Manaus, foram 99 postos de vacinação, sendo 24 fixos e 75 volantes, das 9h às 16h, coordenados pela Semsa da capital. De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o Amazonas precisa avançar em todas as coberturas vacinais disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos observado queda nas coberturas vacinais e precisamos avançar em todas elas. O ideal é que tenhamos mais de 90% nas coberturas. Para que não tenhamos doenças imunopreveníveis voltando no nosso país e no nosso estado, é preciso se vacinar e atualizar a caderneta de vacina”, destaca Tatyana.

Estratégia simultânea

A abertura do Dia D da Multivacinação foi transmitida pela TV Encontro das Águas, e a gravação do início do evento está disponível em: https://bit.ly/3aX6HB9. A transmissão ocorreu juntamente com a ação Governo Presente, do Governo do Estado, neste sábado (11/06), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Cinthia Regia, na zona leste de Manaus.

Na transmissão, foi realizada integração entre o início do Dia D da Multivacinação na capital do estado e em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), mais especificamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Samuel Kramer, no Distrito de Cacau Pirêra.

O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, que acompanhou a abertura do Dia D da Multivacinação no local, destacou que Iranduba e os demais municípios do estado estão abastecidos com vacinas. “Foram distribuídas as 18 vacinas que são oferecidas gratuitamente pelo SUS para todas as faixas etárias. É importante que a população procure o posto de saúde e busque a vacinação”, ressaltou.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, que também esteve em Iranduba, convidou a população para buscar a atualização vacinal. “Não podemos permitir que doenças imunopreveníveis venham a interferir em nosso estado. O que nós pedimos é que os pais ou responsáveis levem seus filhos para tomar a vacina”, convidou.

Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde de Iranduba, Ricardo Freitas, agradeceu a parceria na ação e destacou os esforços da prefeitura de Iranduba na operacionalização da campanha. “A prefeitura municipal de Iranduba, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem dado 101% daquilo que nós podemos para que a população seja vacinada”, afirmou o gestor.

Uma das pessoas que participaram do Dia D da Multivacinação em Iranduba foi a agricultora Sueli Santos, de 55 anos, que tomou a 1ª dose de reforço contra a Covid-19. “Eu quero agradecer a toda equipe da área da saúde. A vacina é muito importante e salva vidas, tanto a da Covid-19 quanto as demais. Do mais novo ao mais velho, é preciso se vacinar”, conclui Sueli, que é moradora do Cacau Pirêra.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-RCP).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
31°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 31°

34° Sensação
2.29km/h Vento
55% Umidade
100% (5.48mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qua 32° 23°
Qui 32° 23°
Sex 31° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 31° 23°
Atualizado às 15h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 +0,88%
Euro
R$ 5,90 +0,46%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,298,78 -3,05%
Ibovespa
171,087,98 pts 0.42%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade