Quarta, 24 de Junho de 2026
24°C 33°C
Manaus, AM
Publicidade

SES-AM participa de conferências municipais de saúde mental

22/04/2022 às 12h40
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Até 30 de abril serão discutidas as propostas para melhoria das políticas públicas de saúde mental de nível municipal, estadual e nacional

Durante todo o mês de abril, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) participa das Conferências Municipais de Saúde Mental realizadas em municípios do interior e na capital. Os eventos municipais antecedem a 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental, que acontece no período de 27 a 30 de junho de 2022.

De acordo com a gerente da Rede de Atenção Psicossocial da SES/AM, Luciana Oliveira Lopes, o prazo para realização das etapas municipais é até o dia 30 de abril, conforme resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS).  

“Em janeiro deste ano foi publicada uma resolução do CNS, com os prazos para as etapas municipais, estaduais e a definição da data da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), que é o maior evento de saúde mental no Brasil”, afirmou Luciana Lopes.

Nas conferências municipais serão discutidas as propostas para melhoria das políticas públicas de saúde mental de nível municipal, estadual e nacional, além da escolha dos delegados representantes da conferência estadual.

“Essa etapa municipal é importante porque apresenta a realidade local e territorial e propostas que impactam na formulação de política de saúde mental nacional em uma realidade amazônica”, explicou a gerente.

A Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Amazonas já esteve presente nas conferências municipais de Manacapuru, Borba, a SES-AM teve representante atuando como delegada da Etapa Municipal de Manaus e já confirmou presença nos eventos de Barreirinha, Iranduba, Careiro Castanho.

Evento nacional – O tema da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”. 

O eixo principal da 5ª CNSM é “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, que será dividido em quatro subeixos, sendo: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A etapa nacional será realizada em Brasília (DF), de 8 a 11 de novembro de 2022.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
27°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 33°

29° Sensação
1.23km/h Vento
70% Umidade
36% (0mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Qui 32° 23°
Sex 32° 24°
Sáb 31° 24°
Dom 30° 23°
Seg 31° 23°
Atualizado às 21h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 334,773,05 +0,23%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade