
Em apenas sete meses do primeiro ano de gestão, em 2019, o governo inaugurou a primeira etapa das obras. Agora, novos equipamentos e mais 120 leitos ampliam a capacidade do Huerb e do Pronto-Socorro de receber pacientes em quase 300 vagas
O governador Gladson Cameli protagonizou mais um feito histórico do seu governo, com a entrega das obras de ampliação e reforma do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), onde também funciona o Pronto-Socorro, no final da tarde desta segunda-feira, 4. Nesta segunda etapa, quase R$ 20 milhões foram investidos na ampliação de mais 120 leitos, elevando para 254 o número de vagas no maior hospital da Amazônia ocidental.

Em 2019, quando Cameli viveu um dos momentos mais cruciais de sua administração, a entrega da primeira etapa das obras, ele completava apenas sete meses de início de mandato, quando colocou uma pá de cal sobre o descaso da administração anterior com a Saúde pública, que já durava pelo menos nove anos.

Na ocasião, em 6 de agosto daquele ano, dia que marcou os 117 anos do início da Revolução Acreana, Gladson Cameli afirmava, emocionado, o seguinte: “o nosso sacrifício não termina aqui. Pelo contrário, ele começa hoje. E as imagens dos corredores cheios de pessoas sofrendo com dores não veremos mais”. Mais parecia um discurso profético diante da grande missão que estaria por vir: cuidar das pessoas acometidas pela pandemia de Covid-19.

Já no ano seguinte, em 2020, os primeiros leitos a receber os infectados em estado grave foram disponibilizados justamente nas alas recém-inauguradas e, portanto, novinhas, do hospital que nesta segunda-feira foi entregue por completo.

“Neste momento, passa um filme pela minha cabeça. Daquele momento do dia 17 de março de 2020, quando assinei o decreto mais difícil da minha vida [o estado de emergência por conta da pandemia]. Desde então, não fizemos nada que não fosse com o apoio de cada um de vocês, trabalhadores da Saúde, representantes do Ministério Público, deputados estaduais, federais, prefeitos e vereadores”, ressaltou o governador para uma plateia de trabalhadores, parlamentares e técnicos do governo.

E Cameli completou: “Quando há prioridade, não há motivo para não fazer. A minha escolha, de tomar todas as providências possíveis para minimizar os efeitos da pandemia, e oferecer a esse grande hospital a qualidade que todos merecem, foi baseada na vontade de Deus e do povo. E aquilo que não foi cumprido, ainda será, com as bênçãos do Chefe Maior”. O governador se referia a Deus.

Gladson Cameli fez ainda uma deferência especial a todos as pessoas que possibilitaram a conclusão das obras, sobretudo, os operários mais humildes, “aqueles que estavam lá na massa do cimento e os que trabalharam no cuidado dos nossos pacientes com muito carinho e atenção”.

As obras desta segunda etapa foram realizadas com um investimento total de R$ 18.456.406,72, cuja fonte de recursos é de empréstimos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, o Bird, e de fontes 100 e 500 do Orçamento Geral do Estado, alocados por emendas de bancadas do deputado federal Alan Rick, do senador Marcio Bittar e do ex-deputado federal Moisés Diniz, hoje secretário-adjunto de Educação.

Participaram da cerimônia, a secretária de Estado da Saúde, Paula Mariano, o secretário de Infraestrutura, Cirleudo Alencar, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, deputado Nicolau Junior, os deputados estaduais Antonio Pedro, José Bestene, Meire Serafim, Luis Tchê e Chico Viga , além dos prefeitos de Porto Acre, Bené Damasceno, de Sena Madureira, Mazinho Serafim e de Plácido de Castro, Camilo Silva. Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, vereador N. Lima, a diretora-geral do Huerb, Maria Auxiliadora Vitorino, o promotor do Ministério Público do Acre Ocimar Silva e os representantes dos senadores Marcio Bittar e Mailza Gomes, Marcia Bittar e Josemar Lima, respectivamente.

Foi uma cerimônia simplória, mas permeada de significado para Gladson Cameli e toda a sua equipe, do funcionário mais graduado ao mais humilde, entre eles aqueles que puseram a mão na massa para erguer cada pavimento, cada coluna de sustentação do hospital. O governador descerrou a placa de inauguração e logo em seguida caminhou, cumprimentando as pessoas, como de praxe.

Depois, Cameli fez questão de reproduzir um vídeo que resumiu toda a odisseia de coragem e determinação do seu governo no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Uma das cenas emocionou os presentes, a da chegada ao Acre dos primeiros lotes de imunizantes contra a Covid-19 nos aviões Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira.

Os enfermeiros e os corpos técnicos e de médicos do hospital foram representados pelo enfermeiro Dulcivan da Silva Rego. Também em vídeo, ele afirmou que as obras do Novo Pronto-Socorro e do Hospital de Urgência e Emergência permitiram eliminar diversos problemas de ordem funcional.

“A situação antes afetava a nossa saúde mental e a saúde dos pacientes. Não tínhamos como oferecer o melhor atendimento porque não existiam condições materiais e psicológicas para isso”, lembrou Rego. “Agora, com a já existente verticalização do prédio e mais 120 leitos, teremos ainda mais condições de oferecer um atendimento qualificado e humanizado”.

Visivelmente emocionada, a diretora-geral do hospital, Maria Auxiliadora Vitorino, a Dora, afirmou “que o sentimento é de orgulho e de gratidão pela sensibilidade do governo de valorizar os funcionários e as pessoas que precisam da Saúde pública com qualidade”.

Mais seis ordens de serviços foram assinadas pelo governador, na cerimônia desta segunda-feira, visando à revitalização de instituições de Saúde. A primeira foi a abertura de licitação para a nova maternidade de Rio Branco no valor de R$ 28 milhões, enquanto que a Unidade Mista de Saúde Ana Neri, em Acrelândia, terá R$ 793 mil para reforma. A Unidade de Saúde de Vila Campinas também será ampliada a um custo de R$ 1,2 milhão.

A quarta ordem a ser assinada foi a reforma da cobertura e do forro da Maternidade Bárbara Heliodora, orçada em R$ 300 mil. Outros R$ 700 mil serão destinados para a reforma da sala de esperado Hospital de Câncer do Acre e a sexta ordem foi para a liberação de R$ 500 mil para reformas no setor de Nefrologia da Fundação Hospitalar do Estado do Acre.

“A gente se sente honrado pelo trabalho de vocês. Parabéns a todos os servidores e parabéns ao governador e sua equipe”
Nicolau Junior, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre

“Hoje é um dia único. Ímpar para a nossa comunidade. Acolher com dignidade quem nos procura é o nosso maior desejo”
Dora Vitorino, diretora-geral do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco

“Estou aqui muito emocionado porque a minha filha, Juliana, foi a primeira a precisar da ambulância aérea do governo e a ser trazida para o Pronto-Socorro. Deus tem uma bondade infinita e ele está em cada um de nós. A vida de uma pessoa não tem preço. Muito obrigado”
Roberto Sanctti, funcionário público

“É uma obra magnífica para um hospital grandioso, que atende 7 mil pacientes por mês, que proporciona 500 cirurgias neste mesmo período de tempo e possibilita 5 mil exames de raio-x mensais. A nossa política é a do amor. Aqui tem história e história de vitória”
Paula Mariano, secretária de Estado da Saúde

“Esse governo é incansável. E o nosso esforço contínuo está nos permitindo cumprir com o cronograma das obras da Saúde também no interior. Foi assim com a unidade Saúde de Manoel Urbano, a de Mâncio Lima e a reforma do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira. A próxima será de Acrelândia”
Cirleudo Alencar, secretário estadual de Infraestrutura

“Quero parabenizar o governador e todos vocês, trabalhadores da Saúde. A mensagem é de gratidão ao nosso sistema de Saúde pela bravura e compromisso com que encaram o trabalho. Tem gente aqui que dá sua vida para salvar outras vidas. Parabéns a todos”
Vereador N. Lima, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco

“O senhor [governador] pegou a situação na Saúde em extrema precariedade e a deixou equipada, humanizada e revitalizada. Não é fácil consertar um carro com ele andando. E na Saúde, a palavra é parceria, todos juntos, a bancada federal, a Assembleia Legislativa e o governo do Estado”.
Alan Rick, deputado federal







































Mín. 23° Máx. 32°