Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Governo do Amazonas realiza ação para apoiar avanço na vacinação contra Covid-19

O objetivo da ação é fortalecer as medidas de controle da Covid-19 nessas localidades e intensificar a imunização.

11/03/2022 às 16h45
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Desde fevereiro, equipes visitam municípios com menor taxa de cobertura vacinal

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), segue dando suporte às prefeituras municipais do interior do Amazonas para acelerar o processo de vacinação contra Covid-19. Desde o início de fevereiro deste ano, equipes do Estado estão visitando os 35 municípios prioritários com cobertura vacinal de até 50%.

O objetivo da ação é fortalecer as medidas de controle da Covid-19 nessas localidades e intensificar a imunização, identificando e reforçando as estratégias realizadas pelas secretarias municipais de saúde, visando maior alcance à população e o fortalecimento de ações para a inserção de dados nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde.

“Muitos municípios já avançaram [na vacinação], eles já têm uma cobertura, no entanto, não conseguem inserir a informação por conta da dificuldade de internet, então nós estamos aí apoiando, indo nos municípios. Em fevereiro nós fomos a 13 municípios, e estamos agora, neste momento, em cinco municípios para que possamos identificar quais são as fragilidades e verificar as estratégias de como apoiar”, ressaltou Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Por conta da falta de conectividade à internet, estão sendo realizados mutirões de digitação e, para municípios com situações críticas de conexão, estão sendo enviadas fichas de notificação de vacinação para serem digitadas na capital.

Além das dificuldades de conexão, outro fator que impede o avanço da imunização nos municípios é a negação à vacinação, devido a questões psicossociais e culturais, e à circulação de informações falsas.

Para evitar a negação da população à vacina, as secretarias municipais de saúde estão sendo orientadas a realizarem busca ativa dos aptos à vacinação, realizando campanhas de educomunicação para conscientizar as pessoas sobre a importância da imunização contra Covid-19.

Municípios visitados

De 7 a 16 de fevereiro, receberam as visitas técnicas da FVS-RCP e da SES-AM os municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Coari, São Paulo de Olivença, Rio Preto da Eva, Tabatinga, Atalaia do Norte, Ipixuna e Guajará. Uma segunda equipe técnica seguiu, de 20 a 25 de fevereiro, até Codajás, Barcelos, Pauini, Amaturá, Lábrea, Anamã e Boca do Acre.

Desde o dia 6 de março, estão sendo visitados os municípios de Caapiranga, Beruri, Manacapuru, Maraã e Tefé.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
25°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

26° Sensação
0.23km/h Vento
80% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 02h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 338,927,05 +1,47%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade