Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

SES-AM reforça compromisso com a transparência em reunião com órgãos de controle

21/01/2022 às 12h00
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Videoconferência ocorreu nesta quinta-feira (21/01) para explanação das ações do Estado no enfrentamento à pandemia de Covid-19

O secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, participou de uma videoconferência com representantes dos órgãos de controle nesta quinta-feira (21/01) para explanar as ações adotadas pelo Estado no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e reforçar o compromisso do Governo do Amazonas com a transparência.

A equipe técnica da SES-AM e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) compôs a mesa de reunião e esclareceu as dúvidas das autoridades em relação à capacidade instalada no Estado do Amazonas para atender pacientes diagnosticados com Covid-19 e outras síndromes gripais.

Também participaram da reunião a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Michèle Corbi, do Ministério Público Federal (MPF); a promotora pública Cláudia Câmara, do Ministério Público do Amazonas (MP-AM); e representantes da Defensoria Pública da União (DPU).

O secretário Anoar Samad informou que a SES-AM segue aprimorando a coleta e divulgação dos dados referentes às internações e disponibilidade de leitos clínicos e de UTI na rede estadual para que o painel de monitoramento, atualizado e disponível à população, apresente dados cada vez mais fidedignos durante esse período de aumento no número de casos de Covid-19.

“O planejamento para Covid-19 sempre existiu, estamos preparados em relação ao número de leitos. O que nós estamos observando é que a variante Ômicron, extremamente transmissível, não está se comportando como o que nós conhecemos por Covid e, por isso, estamos reorganizando e ampliando a alimentação dos dados para esse monitoramento”, afirmou Anoar.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforçou a necessidade de incentivar a população a manter o esquema vacinal completo contra a Covid-19. O Estado mantém o compromisso de apoiar a vacinação nos municípios do interior do Amazonas.

“Estamos aguardando o levantamento das necessidades apontadas pelas secretarias municipais de saúde para que o Governo do Estado possa apoiar, pois sabemos que muitos municípios enfrentam dificuldades, principalmente logísticas”, contou Tatyana Amorim.

Leitos de retaguarda – O Governo do Amazonas mantém requisitados 81 leitos clínicos e 22 leitos de UTI do Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins, desde 25 de janeiro de 2021. Caso haja aumento da taxa de ocupação nos demais hospitais da rede pública estadual, a unidade será reativada para recebimento dos pacientes, conforme Plano de Contingência Estadual.

Em parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), unidade federal administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o Governo ampliou a disponibilização de leitos para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). São 74 leitos que estão à disposição da rede pública, sendo 54 clínicos e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que já recebem pacientes desde a última semana.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
26°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

28° Sensação
0.4km/h Vento
80% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 08h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,11%
Euro
R$ 5,89 -0,09%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 336,052,36 +0,61%
Ibovespa
170,506,66 pts -0.44%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade