Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Governo do Amazonas suspende grandes eventos e limita público em 200 pessoas, no estado

07/01/2022 às 16h20
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Medida visa prevenção da Covid-19; média diária de casos passou de 100 para 275 por dia nas últimas 48 horas

O governador Wilson Lima assinou, nesta sexta-feira (07/01), decreto que suspende a realização de eventos de qualquer natureza com venda de ingressos em todos os municípios do estado do Amazonas, independentemente da quantidade de público. A medida de prevenção à disseminação da Covid-19 vale por tempo indeterminado.

“Nossas decisões estão sempre pautadas nos nossos indicadores, e eles mostram que devemos recuar em algumas medidas, para que a gente consiga enfrentar essa tendência de crescimento. Continuaremos atentos e cumprindo nosso plano de contingência”, afirmou o governador.

No decreto, o Governo do Estado estabelece que eventos sociais de caráter privado, sem a venda de ingressos, como casamentos, aniversários, formaturas, podem ocorrer, mas limitados a 50% da capacidade do local e ao máximo de 200 pessoas. Os locais também devem seguir os protocolos de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e regularidade da situação vacinal.

A medida começa a valer neste sábado (08/01) e foi tomada após recomendação do Comitê de Crise da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em reunião extraordinária nesta sexta-feira.

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, reforçou a importância do decreto como medida de precaução e proteção à vida da população amazonense, ainda mais no período de sazonalidade para doenças respiratórias.

“Sugerimos ao governador que não podemos permitir mais eventos com grandes aglomerações porque, apesar de estamos preparando a rede para receber um grande número de internações, a Ômicron chegou. Infelizmente temos que retroagir para proteger a vida”, afirma Samad.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) identificou o aumento no número de casos de Covid-19 no estado. A média diária passou de 100 novos casos para 275 nas últimas 48 horas. “Estamos evidenciando que a variante Ômicron já chegou, mas ainda não mostrou todo o efeito que ela pode trazer em nossa população”, destacou Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Em caso de descumprimento do decreto, está prevista multa no valor de R$ 50 mil, podendo chegar até R$ 500 mil.

O Governo do Amazonas reforça a necessidade de a população manter as medidas de prevenção contra a Covid-19 e outras doenças respiratórias, como o uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
27°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

30° Sensação
1.34km/h Vento
79% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 11h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,30%
Euro
R$ 5,89 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 325,408,82 -2,38%
Ibovespa
172,559,69 pts 1.2%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade