Quinta, 25 de Junho de 2026
24°C 30°C
Manaus, AM
Publicidade

Governo do Amazonas cede usina de oxigênio à Prefeitura de Manacapuru

30/12/2021 às 19h15
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Termo de Cessão foi assinado nesta quinta-feira (30/12), na sede da SES-AM

O Governo do Amazonas cedeu uma usina de oxigênio, com capacidade de produção de 13 metros cúbicos por hora, para a Prefeitura de Manacapuru. O Termo de Cessão foi assinado pelo titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, nesta quinta-feira (30/12). O equipamento, doado pelo Ministério da Saúde, estava sendo usado no Hospital de Campanha do município (a 68 quilômetros de Manaus), destinado ao atendimento de pacientes com Covid-19.

O Hospital de Campanha foi desativado devido à redução dos casos graves de Covid-19 no município. A unidade foi aberta em abril de 2020 e encerrou as atividades no dia 29 de outubro deste ano, tendo registrado 1.564 internações nesse período. A usina foi instalada no hospital no dia 29 de janeiro de 2021.

A Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru pretende instalar a usina no Hospital Geral do município, que possui 71 leitos, 31 dos quais ocupados até esta quinta-feira (30/12). Dois dos pacientes que estão na unidade fazem tratamento da Covid-19.

A assinatura do Termo de Cessão foi realizada na sede da SES-AM, com presença do secretário municipal de Saúde de Manacapuru, Rodrigo Balbi. Ele afirmou que a usina de oxigênio foi de grande importância em um período crítico da pandemia e agora irá atender a necessidade do Hospital Geral.

“Agora a usina vai servir para o Hospital Geral, atendendo a necessidade de oxigênio, diminuindo a demanda por cilindros. Como o tanque estacionário ainda não está disposto no hospital, vamos utilizar a usina para essa finalidade, o que dá segurança em virtude de o oxigênio ser um insumo precioso na pandemia”, disse o secretário municipal.

Oxigênio – O Amazonas possui 41 usinas em operação em todo o estado, sendo 30 em funcionamento no interior e 11 em Manaus. Outras cinco usinas estão em trânsito para entrarem em operação, duas destinadas para unidades da rede pública estadual na capital e três para o interior.

O Governo do Estado realizou processo licitatório para aquisição das 29 usinas de oxigênio, incluindo sistema para abastecimento de cilindros de oxigênio. O processo foi concluído e homologado no dia 22 deste mês.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Manaus, AM
27°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 30°

30° Sensação
1.34km/h Vento
79% Umidade
100% (6.42mm) Chance de chuva
07h04 Nascer do sol
19h00 Pôr do sol
Sex 32° 23°
Sáb 32° 23°
Dom 32° 23°
Seg 32° 24°
Ter 30° 22°
Atualizado às 11h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,28%
Euro
R$ 5,90 +0,07%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 325,318,58 -2,42%
Ibovespa
172,559,69 pts 1.2%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade